[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Os diretores de três escolas da rede estadual e um da rede municipal comemoraram na manhã desta segunda-feira, 12, a vitória por terem conquistado o Prêmio Gestão Escolar 2012. A entrega da premiação ocorreu no auditório professora Maria Hermínia Caldas, no anexo III do Complexo Administrativo da Secretaria de Estado da Educação (Seed). O evento contou com a participação da professora norte-americana Kimberly Gilmore, diretora da Escola de Ensino Fundamental Harrison, do Texas, que proferiu palestra com o tema “Poder: fortalecendo os laços entre liderança, aprendizagem e desempenho”.

O prêmio é uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em parceria com a Unesco e Fundação Roberto Marinho, e tem como objetivo premiar as unidades escolares com experiências exitosas em suas gestões participativa e pedagógica.

A escola vencedora foi o Colégio Estadual General Tavares de Queiroz, que fica no município de Moita Bonita. Em segundo lugar ficou a Escola Estadual Professor Valnir Chagas, que teve essa mesma classificação no ano passado. Duas unidades escolares empataram na terceira colocação: o Colégio Estadual Maria das Graças Moura, de Itabi, e o Colégio Municipal Josué Passos, de Ribeirópolis. Ao todo, 208 unidades de ensino se inscreveram, sendo que 69 foram pré-classificadas e dessas, 12 foram classificadas na etapa final.

A secretária adjunta da Educação, professora Hortência Araújo, apresentou um panorama geral da educação no Estado de Sergipe e destacou os benefícios que essa premiação traz. “É uma forma de incentivar os nossos gestores, equipe diretiva e comunidade escolar como um todo, no sentido de buscar uma melhor gestão e práticas que consigam melhorar a aprendizagem do aluno. O intercâmbio com os EUA ou com outros países possibilita que a gente conheça outras experiências na área da educação. Precisamos qualificar cada vez mais a educação em Sergipe”, afirmou.

De acordo com a coordenadora estadual do Prêmio Gestão, Maria Gerinalda Lima, foram classificadas todas as escolas que apresentaram trabalhos que puderam comprovar que foram práticas eficazes, que conseguiram fazer com que os alunos se sentissem bem e que os profissionais participassem do processo. A coordenadora do Censo Educacional, professora Selma Siqueira, que fez parte da comissão avaliadora, prestou uma homenagem a todas as escolas que participaram da premiação.

Palestras

Durante a cerimônia de entrega do Prêmio Gestão, a diretora do Departamento de Recursos Humanos da Seed, Sandra Coelho, ministrou uma palestra com o tema “Gestão de Qualidade”. Segundo ela, trabalhar a excelência na educação é algo essencial, “pois a educação é a base de todas as outras profissões e prepara o cidadão para o futuro. São vencedoras todas as escolas que tenham a coragem de participar. A primeira coisa que elas recebem é um diagnóstico que identifica suas forças e suas fraquezas, e a partir daí podem corrigir os rumos e fazer uma gestão de excelência”.

Logo em seguida foi a vez da professora norte-americana Kimberly Gilmore, diretora da Escola de Ensino Fundamental Harrison, do Texas, proferir palestra com o tema “Fortalecendo os laços entre liderança, aprendizado e desempenho escolar”. Ainda durante o evento, ela tirou dúvidas dos diretores presentes e trocou experiências sobre as práticas exitosas nas escolas norte-americanas.

“Nós recebemos alguns diretores de escolas brasileiras nos EUA, no ano passado, e percebemos que temos mais em comum do que imaginávamos. Essa troca de experiências vai engrandecer a todos nós. Aqui no Brasil eu visitei algumas escolas em outros estados e percebi que existem muitos alunos perdendo o ano letivo, e eu pretendo voltar para tentar ajudar de alguma forma. Sobre o Prêmio Gestão, acho que é algo bastante valioso. Percebo que com poucos recursos essas escolas conseguem fazer o melhor, por isso eles realmente merecem esse prêmio”, afirmou.

Satisfação

“É um reconhecimento por um trabalho que é feito há anos, que é feito valorizando os nossos profissionais. Desta forma a gente consegue o comprometimento e a confiança de todos, e como resultado, esse belíssimo prêmio, que eu dedico a todos os nossos alunos e à comunidade escolar”. A afirmação é da diretora Maria Alenice de Lima Barreto, diretora do Colégio Estadual General Tavares de Queiroz, ao comemorar o primeiro lugar. Como prêmio, ela participará de intercâmbio nos Estados Unidos.

A diretora da Escola Estadual Valnir Chagas, Adenilde Nascimento Araújo, que conquistou o segundo lugar, disse que deve essa vitória aos serviços bem prestados à comunidade. “Temos a sensação de dever cumprido. A gente sempre trabalha nessa proposta de que fazer bem feito é o melhor. Estamos muito felizes com essa segunda colocação pela segunda vez, e vamos dar continuidade aos nossos trabalhos”, destacou.

Na terceira colocação, a diretora Maria das Graças Albuquerque Melo, do Colégio Estadual Professora Maria das Graças Moura, de Itabi, disse que “essa é uma vitória de toda a comunidade escolar. Nosso trabalho é voltado para os valores humanos. Os professores e servidores recebem formação continuada para que a gente possa transparecer e refletir nos nossos alunos os bons sentimentos”.

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.