Prêmio FINEP 2007 faz seu primeiro julgamento
Começou a fase de julgamentos do Prêmio FINEP de Inovação Tecnológica 2007. A região Nordeste foi a primeira a conhecer seus finalistas. A escolha aconteceu nesta quarta-feira, dia 15 de agosto, em Aracaju. Os treze jurados, membros das comunidades acadêmica e empresarial de vários estados da região, se reuniram para avaliar os 127 projetos inscritos nas categorias Produto, Processo, Pequena Empresa, Média/Grande Empresa, Instituição de Ciência e Tecnologia, e Inovação Social.
A ordem de colocação só será anunciada durante a cerimônia de premiação, que acontece no dia 26 de setembro, em cidade sergipana ainda a ser definida. O julgamento e a premiação da etapa nacional só acontecerão em novembro na cidade de Brasília. A FINEP tem a parceria do Governo do Estado, através do SergipeTec, Parque Tecnológico de Sergipe, e da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) na realização de toda a etapa nordestina do prêmio.
A categoria Inovação Social, com 43 projetos, teve o maior número de inscrições da região. Em segundo lugar veio Produto, com 37 projetos, depois Processo, com 23. A categoria Pequena Empresa apresentou 13 propostas e foram inscritas 9 Instituições de Ciência e Tecnologia; enquanto Média/Grande Empresa teve duas inscrições. Entre os estados nordestinos, os que enviaram mais propostas foram Ceará, Bahia e Sergipe.
De Sergipe foi classificado o projeto Tudo Encaixa, na categoria Inovação Social, da Associação de Produção Artesanal de Trançado e Reciclado de Papel do município de Cumbe. Também a unidade sergipana da EMBRAPA – Tabuleiros Costeiros foi classificada entre as Instituições de Ciência e Tecnologia.
O Prêmio FINEP de Inovação Tecnológica visa estimular os esforços inovadores de empresas, cooperativas e instituições de ciência e tecnolgia que geram resultados positivos para a sociedade brasileira. Surgiu em 1998, na região Sul, com 48 projetos inscritos. No ano de 2000 foi lançado em todas as regiões do país, com 279 inscrições. Agora, em 2007, atingiu o número de 732 propostas.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]