[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Secretários municipais de Administração e procuradores de algumas capitais brasileiras estiveram reunidos em Brasília discutindo com a CNM – Confederação Nacional dos Municípios – propostas conjuntas para a contratação de um sistema, sob a forma de um portal coletivo na internet, de gestão eletrônica de compras públicas. A proposta teve o apoio da Frente Nacional de Prefeitos, que conferiu prioridade ao encaminhamento do tema. Além de Aracaju, participaram das discussões técnicas representantes de Goiânia, Porto Alegre, Rio de Janeiro e da CNM. Representantes da empresa Vesta, fornecedora de sistemas informatizados para a área pública, apresentaram em detalhes as funcionalidades do software de compras públicas.
Segundo o secretário de Administração de Aracaju, José de Oliveira Júnior, que representava na reunião a Frente Nacional de Prefeitos, essa foi uma ótima oportunidade para o debate de sugestões para a implantação de um portal capaz de atender às necessidades dos municípios e de seus fornecedores. “A Prefeitura de Aracaju acredita que a implantação de um portal coletivo seja a maneira mais barata e eficaz da cidade modernizar seu processo de compras”, explica.
Os secretários presentes serão agentes de multiplicação desse projeto para todos os participantes do Fórum de Secretários de Administração de Capitais. “Nossa presença nesse encontro garante que essa idéia seja repassada a todos os demais secretários de Administração de Capitais, em nossas constantes reuniões”, explica Oliveira Júnior.

Soluções

No encontro, os secretários assistiram à demonstração da solução adquirida pela CNM, que é basicamente o mesmo produto fornecido pela empresa Vesta para o ComprasNet, utilizado pelo governo federal. De maneira geral, o sistema, quando em sua total funcionalidade, será capaz de atender às seguintes modalidades de compras: pequenas compras – cotação permanente; pregão eletrônico; registro de preços; e convite. E ainda apresentar alternativas de customização, como: cadastro de fornecedores; catálogo de materiais e serviços. Para o sucesso do projeto, os participantes concluíram que a infra-estrutura de tecnologia necessária deverá contemplar a segurança tecnológica; hospedagem sob o conceito de Datacenter (o sistema informatizado funcionando em único local, e os usuários acessando através da internet); e garantia de performance mínima.
Quanto ao treinamento necessário, tanto de nível técnico, como pregoeiros, procuradores, membros de CPL, entre outros, como de sensibilização do público em geral envolvido no processo de compras e fornecedores, foram relacionadas algumas seguintes sugestões a serem discutidas em outra ocasião. Para pregoeiros, técnicos especializados e gestores a CNM poderá [>] oferecer um treinamento específico. Já para outros servidores e fornecedores, poderá ser repassado a partir da formação de multiplicadores participantes do curso, cabendo a cada município definir sua estratégia.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.