[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura de Aracaju, através da Semad – Secretaria Municipal de Administração -, está preparando os últimos detalhes para a inauguração de um complexo que irá reunir o Arquivo Central, o Almoxarifado Geral e a Aracaju Previdência. O complexo fica situado na Avenida Tancredo Neves, 1200 – Novo Paraíso, em um prédio locado pela prefeitura, com mais de 720 m2 de área construída.
O Arquivo Central está sendo totalmente reformulado. Na nova sede, há uma sala de higienização da documentação, procedimento realizado dentro dos padrões técnicos estabelecidos. Para o armazenamento de documentos, foram adquiridas novas embalagens, apropriadas para esse fim. Segundo a servidora Zulimá dos Santos, que presta seus serviços ao arquivo da Prefeitura de Aracaju há 22 anos, essas mudanças refletem a preocupação da atual gestão com o arquivamento de documentos. “Essa é a primeira gestão que dá valor a todo esse acervo”, diz.
Um outro exemplo apontado por Zulimá dos Santos que demonstra essa preocupação é a criação de um Grupo de Trabalho responsável por instituir uma comissão para estudar a temporalidade de documentos. “Essa comissão, da qual sou vice-presidente, tem a tarefa de definir uma tabela de temporalidade de documentos na Prefeitura de Aracaju”, explica. Segunda ela, as discussões estão bem adiantadas e o serviço será concluído com a proposição de um decreto, pelo prefeito, que estabelecerá regras de arquivamento para cada tipo de documento manipulado na prefeitura, inclusive aqueles que são objeto de consulta pela população.
O Arquivo Geral já está aberto ao público para visitação e pesquisas, no horário das 7h às 12h30 e das 14h30 às 17h, já no novo endereço.

Almoxarifado Central

Segundo o diretor de Administração Geral da Semad, José Martins Gonsalves, o Almoxarifado Central será uma central de abastecimento. “Nossa intenção é adquirir produtos para algumas secretarias da administração direta da Prefeitura de Aracaju, como material de expediente e de limpeza. A finalidade maior é minimizar custos e garantir a transparência do processo, evitando o desperdício de material ou de recursos”.
Outra vantagem apontada pelo diretor é a possibilidade de dar maior agilidade ao processo de tombamento dos bens da prefeitura. “A nova sede abriga também o Controle Patrimonial, tanto os bens em desuso, com fins de leilão, e de estoque, para fins de tombamento”, explica. “De um modo geral, todos os bens móveis adquiridos pela prefeitura serão entregues na nova sede. O material será analisado e tombado para depois seguir para as devidas secretarias, garantindo um nível adequado de controle”, explica.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.