[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Dentre os diversos programas realizados pela SMASC – Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania -, um dos mais procurados pela população é a Divisão de Benefícios Eventuais e Emergenciais, mais conhecido como plantão social. É através dessa Divisão que a secretaria presta assistência às pessoas carentes, no que diz respeito a ajuda financeira, urnas funerárias, solicitação de passagem, alimentos, medicamentos, entre outros.
Em média, são atendidas 20 pessoas por dia. Segundo a assistente social do plantão, Maria Carmelita de Santana Amaral, os serviços prestados são de natureza eventual e emergencial, mas são vitais na resolução de uma situação imediata e na sobrevivência dos que são excluídos socialmente.
Durante o ano de 2002 foram realizados 5.645 atendimentos. Os benefícios mais procurados são: urnas funerárias; fornecimento de vales-transporte, no momento suspenso; medicamentos e alimentos. Mas outros tipos de serviços são prestados. Vale foto 3×4; taxa 2ª via do CPF e reservista; passagens para tratamento de saúde; doação de material para trabalho; ajuda financeira e ajuda para pagamento de taxas como água e luz são alguns deles.
O público que procura atendimento nesse setor é formado, em sua grande maioria, por pessoas desempregadas ou assalariadas. “Quem nos procura realmente não tem condições e precisa. Muitos migrantes também procuram a secretaria quando chegam à cidade. Nós os orientamos e os encaminhamos a albergues, e em algumas situações damo-lhes condições para, voluntariamente, voltarem a sua cidade de origem”, diz Maria Carmelita.

Urna funerária
O serviço de fornecimento de urna funerária é um dos mais procurados na Divisão de Benefícios Eventuais e Emergenciais. Muitas pessoas que o procuram desconhecem o procedimento para receber o benefício. Durante a semana, o familiar pode se dirigir à secretaria, levando a certidão de óbito e a carteira de identidade, e será encaminhado à funerária que presta o serviço. Se o falecimento ocorrer durante o final de semana, o familiar pode ir diretamente à funerária Santa Bárbara e no primeiro dia útil seguinte providenciar a certidão de óbito para dar entrada na SMASC.
A funerária Santa Bárbara fica localizada na avenida Pedro Calazans, 597, Centro, e o telefone é: 214-7690.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.