Prefeitura realiza licitação para compra de merenda escolar
De acordo com o pregoeiro oficial do município, José Martins, foram nove empresas selecionadas para o pregão, mas uma delas foi desclassificada. “Durante o recolhimento dos envelopes com toda a documentação dos licitantes apenas uma empresa foi desclassificada devido a problemas com os documentos exigenciais editalícios”, esclarece.
O que mais chama a atenção neste pregão é o fato inédito de todos os participantes conseguirem negociação. “Fica claro e evidente a transparência dos processos licitatórios do município. Pra se ter uma idéia da importância de processos como este, quase 50 empresas ficaram interessadas e acessaram o edital na internet”, afirma. Ele informa ainda que todas as empresas contratadas são locais, devido aos prazos de entrega, por se tratar de alimentos perecíveis como pão e leite, principalmente.
O propósito destes pregões é negociar o menor preço, para isso o edital foi divulgado no Diário Oficial da União e do Município, murais, internet e jornais de circulação local. O sucesso desse processo é o cumprimento das obrigações da PMA para com os fornecedores. “Por esse motivo, o grande número de participantes”, comenta Martins.
O valor estimado foi de R$ 3.294.000 para a execução. Já o valor final obteve um montante total de R$ 3.300.000. Segundo José Martins, devido à sazonalidade alguns produtos se tornam mais caros. “Isso ocorre devido a cotação do dólar ou ainda pelos efeitos da seca. A depender da temporalidade esse valor pode ser menor, porque em determinadas épocas as frutas ficam mais baratas, consequentemente o produtor de sucos também é obrigado a diminuir o valor”, explica.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Prefeitura realiza licitação para compra de merenda escolar – Fotos: Márcio Garcez