Prefeitura realiza I Conferência Municipal da Mulher
É desta conferência que sairão as propostas para a Conferência Nacional de Políticas para a Mulher, a ser realizada em Brasília.A primeira dama Eliane Aquino, coordenadora da ONG Missão Criança, também participou do evento e, pelo trabalho que vem realizando em Aracaju para atender crianças e adolescentes em situação de risco, recebeu uma homenagem especial de Edvaldo Nogueira. “Eliane Aquino é uma primeira dama bem diferente das outras que passaram pela história de Aracaju e do Estado de Sergipe. É uma pessoa que não busca os holofotes da fama, mas faz um trabalho extraordinário na capital”, destacou o vice-prefeito durante seu pronunciamento.
Edvaldo Nogueira relatou fatos históricos lembrando o episódio de 1857 numa fábrica em Nova Iorque, quando, durante um protesto feito por operárias que reivindicavam redução da jornada de trabalho, 130 mulheres morreram queimadas por um incêndio criminoso. Ele falou ainda sobre os avanços conquistados pelas mulheres na sociedade e não deixou de reconhecer a necessidade desta parcela da comunidade permanecer em constante luta. “É
preciso não nos acomodar. O que representou avanços, hoje é uma carga tripla para a mulher, que além de ter que sair para trabalhar, é ela ainda quem toma conta do lar e são as maiores vítimas da violência, seja do Estado ou no seio familiar”, considerou Edvaldo Nogueira.
A secretária Conceição Vieira observou que este seria um momento para realizar profundas reflexões. “As famílias que passam privações econômicas são conduzidas por mulheres, que têm que assumir os dois papéis”, observa. “São necessárias reflexões, não no enfrentamento com os homens. Todos estamos no mesmo barco, resultado de uma trajetória da sociedade marcada pelo estereótipo do homem branco e elegante como condutor do mundo da sabedoria”, considerou. “A sociedade mudou e neste momento precisamos ser especialistas com uma visão sistêmica e global”.
O superintendente do Banco do Brasil, Everton Teixeira, também prestigiou o evento e colocou a estrutura da instituição financeira à disposição de eventos desta natureza. “O Banco do Brasil se sente honrado em participar e contribuir com este momento ímpar. Parabéns a Prefeitura de Aracaju, através da secretária Conceição Vieira, pela realização desta conferência”, disse.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Vera Vilar, agradeceu a presença dos participantes lembrando que nunca na história brasileira se presenciou uma administração pública preocupada com a política de gênero. “Lembramos que o ano de 2004 é dedicado às mulheres por uma lei aprovada em outubro de 2003, um marco pela igualdade dos direitos”, considerou Vilar.
Neste momento estão acontecendo os painéis com a participação da sindicalista Sandra Beiju, do Sintese, e Ivânia Pereira, da União Brasileira de Mulheres. À tarde os trabalhos serão retomados com trabalhos de grupo e a eleição das delegadas que vão participar da Conferência Nacional.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Prefeitura realiza I Conferência Municipal da Mulher – Fotos: Wellington Barreto