[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O II Encontro Cultural de Talentos da Criança e do Adolescente do Município de Aracaju será realizado hoje, dia 17, no Espaço Emes a partir das 13 horas. O evento certamente revelará as potencialidades de crianças e adolescentes que antes tinham as ruas da cidade como única alternativa de sobrevivência.

Depois de incluída nos programas sociais da Prefeitura de Aracaju, desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), esta parcela da comunidade da capital confirma que a falta de oportunidade realmente inibe as potencialidades artísticas de cada indivíduo.

“Atividades como esta realmente são motivadoras porque em cada indivíduo há um grande potencial escondido e, através desta oportunidade que a Prefeitura de Aracaju oferece, essas crianças e adolescentes mostram que também podem exercer o seu papel de cidadão com muito talento”, analisa a vereadora Conceição Vieira, secretária municipal de Assistência Social e Cidadania.

Organizado pela Semasc, o encontro reúne uma série de atividades culturais desenvolvidas durante o ano por crianças e adolescentes integrantes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e do Criança Cidadã.
A partir das 13 horas, mais de 800 crianças e adolescentes mostrarão no evento seu carisma para a arte e o resgate da cidadania que está sendo feito pela Prefeitura de Aracaju.

Integrantes do Programa Criança Cidadã, desenvolvido no Centro de Referência da Assistência a Criança e ao Adolescente Professor Gonçalo Rollemberg Leite, depois de passarem boa parte de sua infância e adolescência pelas ruas de Aracaju subirão ao palco e escreverão mais uma página diferente e alegre de sua nova vida. Eles estarão trazendo a alegria com a Percussão do Criança Cidadã.

Um show de cultura será apresentado por integrantes do Peti da capital. São 12 apresentações culturais, que crianças e adolescentes que começaram muito cedo a trabalhar pelas ruas de Aracaju, como engraxates, flanelinhas, carregadores em feiras livres, entre tantas outras atividades penosas e degradantes, prepararam desde o início do ano em suas Jornadas Ampliadas para apresentar neste momento para toda a sociedade aracajuana, além de uma série de outras atividades que o leitor pode acompanhar na programação descrita ao final desta matéria.

Além das apresentações culturais, o público poderá conhecer também trabalhos manuais produzidos durante este ano pelas crianças e adolescentes que freqüentam a Jornada Ampliada do programa no Centro Comunitário Integrado Terezinha Meira, localizado no bairro Veneza. Acompanhe, a seguir toda a programação:

Programação

Abertura:
Prefeito Marcelo Déda e a secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania,
Conceição Vieira.

Apresentações Culturais
Percussão – Criança Cidadã
Grupo Nega Maluca (Dança Afro) – Creche Menino Jesus
Puxada de Rede – bairro Jabotiana
Dança Afro – Galpão do Santa Maria
Resgate do forró sergipano – Sociedade Eunice Weaver – Santo Antônio
A Feira das Cangaceiras – bairro Soledade
São Gonçalo – Joana de Angelis – Santa Maria
Samba de Coco – Alto da Jaqueira
Dança Caliente – Raio do Sol – Santa Maria
Carimbó – Povoado Aloque
Dança da Peneira – Coroa do Meio
Samba da Nega Maluca – Japãozinho
Os Guerreiros – Porto Dantas

Apresentação de Trabalhos Manuais
Centro Comunitário Integrado Terezinha Meira – bairro Veneza[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.