[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]No período de 25 a 28 deste mês, a Prefeitura de Aracaju, por meio das secretarias de Educação (Semed) e de Assistência Social e Cidadania (Semasc), estará promovendo a Semana dos Portadores de Necessidades Especiais. O evento tem como objetivos divulgar a educação especial; promover a inclusão social, garantindo o direito a uma escola de qualidade, capaz de resgatar o potencial dos portadores de necessidades especiais; e incentivar a produtividade. Os debates serão realizados no auditório do Ministério Público Estadual, das 14 às 18h, um dos temas da programação será Educação Especial – Garantia do Direito à Cidadania.

Através dos núcleos de atendimento especial, a Semed assiste a mais de 200 alunos portadores de necessidades especiais. Dessa forma, os vários alunos das entidades assistidas participarão do evento. Além da Semed, a Semasc e Instituições afiliadas participarão da Semana. A secretária de Assistência Social, Conceição Vieira, e a secretária de Educação, Rosangela Santana, farão pronunciamentos durante a abertura do encontro.

“Benefício de Prestação Continuada”, palestra ministrada por Laura Bezerra Menezes, assistente social do INSS; “Inclusão Social: uma Questão de Cidadania” que será debatida por Sheila Elizabete Carvalho Oliveira Basto, coordenadora do Caps David Capistrano e; “Inclusão Social na Escola”, debatido pela pedagoga Verônica Reis, são alguns dos temas que serão abordados pelos profissionais envolvidos na programação da segunda-feira, dia 25.

Na terça-feira, dia 26, os debates serão desenvolvidos internamente nas instituições Apae, Apada, Semed (Escolas Oscar Nascimento, José Garcez Vieira, Áurea Melo e Ana Luiza Mesquita Rocha), Ipaese, Ase, Rosa Azul, Luz do Sol, Lourival Fontes (Escola Especial), Adevise e Asse. Dia 27, quarta-feira, acontece a tarde de lazer no Sesi – Complexo Desportivo “Idalito de Oliveira”, das 14 às 18 horas, com basquete paratletas; roda de capoeira – Rosa Azul, Apae e Apada e; o Grupo Musical – Luz do Sol.

A grande caminhada contornando a praça Fausto Cardoso, a partir das 14 horas, será realizada na quinta-feira, dia 28, culminando com apresentações artísticas das instituições envolvidas.

Os temas em discussão visam mostrar que é possível promover encontros dessa natureza onde o portador de deficiência possa ter acesso ao lazer, esporte e cultura sem discriminação.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.