[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O 20 de novembro é um dia especial para a população afro-descendente do país. A data foi instituída no Brasil como o Dia Nacional da Consciência Negra, numa homenagem a Zumbi, principal liderança negra do Quilombo dos Palmares que lutou contra o regime escravista e degolado em Alagoas exatamente no dia 20 de novembro de 1695 depois de denunciado por um antigo companheiro. Em homenagem à comunidade afro-descendente, a Prefeitura de Aracaju, em sintonia com a Secretaria Estadual de Combate ao Racismo do Partido dos Trabalhadores, Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen), Movimento Negro Unificado (MNU) e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), preparou uma extensa programação para marcar a data.

Sob a coordenação da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju) e da Secretaria Municipal da Educação (Semed), as atividades serão iniciadas no dia 19, quarta-feira, a partir das 14 horas com um seminário que acontecerá no auditório da Sociedade Semear, localizado à Rua Vila Cristina, 148. Tendo como tema “Ações afirmativas – políticas positivas”, o seminário tem objetivo de promover a articulação entre o Poder Público e os Movimentos Sociais de Luta contra o racismo, elaborar políticas públicas de combate ao racismo e construir mecanismos para garantir a implementação destas políticas.

As manifestações culminarão com uma marcha e ato político no dia 20, quinta-feira. A concentração acontecerá a partir das 14 horas na Praça da Bandeira, com uma caminhada pelas principais ruas da cidade. Após, acontecerá uma vasta programação cultural com apresentação da Banda Quilombo, Banda Reação e Tom Robson e Irmão. A expectativa da comissão organizadora é aglutinar cerca de 20 mil pessoas neste ato.

“Esse é um dia em que todos os movimentos negros do Brasil fazem manifestações para denunciar a discriminação racial”, observa o secretário estadual de Combate ao Racismo do PT, Djenal Nobre. “Será um momento muito importante, pois o movimento social negro está se unindo com a Prefeitura de Aracaju para se implementar ações, que promovam a igualdade racial”, explica Nobre.

Nobre destaca ainda o papel da Semasc na unidade desse ato. “Nesse momento, os movimentos sociais negros estão sentindo uma sensibilização do Poder Municipal e das pastas que o compõem para essa discussão do dia 19 e do ato político do dia 20 de novembro”, diz.

Programação

Dia 19/11
Seminário: Ações Afirmativas e Políticas Positivas

14h30 – I Mesa Redonda – Políticas Públicas de Saúde, Educação com recorte de raça e
gênero

PAINELISTAS:
Secretária Municipal de Educação – Rosangela dos Santos
Secretário Municipal de Saúde – Rogério Carvalho

DEBATEDORES:
Representante do Movimento Social de Combate ao Racismo – Givalda Santos
Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – Vera Vilar
15h30 – Debate e encaminhamentos
16h – Intervalo

16h15 – II Mesa Redonda – Políticas Públicas de Assistência Social e do Trabalho

PAINELISTAS:
Presidente da Fundação Municipal do Trabalho – Edson Caetano
Secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania – Vereadora Conceição Vieira
Presidente da FUNCAJU – Tânia Soares

DEBATEDORES:
Direção Executiva da Sociedade Afrosergipana de Estudos e Cidadania (Saci) – Joseane Lima
Representante do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – Isabel Nunes

18h – Debate e encaminhamentos
18h30 – Show de Hip-hop[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.