[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura de Aracaju, através da SMS – Secretaria Municipal de Saúde – e da SEMED – Secretaria Municipal de Educação -, lança hoje, dia 19, uma cartilha infantil sobre o combate à dengue. O lançamento será às 11 horas, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Sérgio Francisco, no bairro Lamarão.
Com o título “Janjão na luta contra a dengue”, a cartilha esclarece, em uma linguagem simples e direta, como combater o mosquito causador da doença.
Ao todo serão lançadas 10 cartilhas com temas variados sobre saúde e educação, entre eles vacinação e acidentes domésticos. A Coleção Saúde será distribuída entre as crianças de 4 a 12 anos nas escolas da rede municipal. A segunda já está em fase de produção e tem como tema a saúde bucal.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Comunicação da SMS, Nadja Piauitinga, serão distribuídas 10 mil cartilhas objetivando conscientizar as crianças no combate ao mosquito Aedes Aegypty.
Ao observar o modelo de comunicação que as secretarias escolheram, Nadja diz que “a cartilha é um meio de grande acessibilidade e poderá ser utilizada nas salas de aulas como reforço ou complemento no esclarecimento contra a dengue, além de diminuir algumas distorções de informações”.
Ainda dentro do projeto, os professores da rede municipal serão capacitados por técnicos da SMS para terem mais instrumentos de utilização em sala de aula das informações obtidas na cartilha. Essa é mais uma ação de integração entre as secretarias.
O projeto envolve diversas instâncias das duas secretarias municipais, entre elas o Programa de Saúde da Criança, a Coordenação de Vigilância Epidemiológica e a Diretoria de Ensino.
Aracaju tem hoje 816 casos notificados de dengue, uma grande parte sem confirmação. Apesar de ser um número considerado razoavelmente baixo, a Prefeitura de Aracaju tem a meta de reduzi-lo cada vez mais, por isso tem realizado várias ações alternativas de combate à doença. Mais de 200 soldados do 28° Batalhão de Caçadores foram capacitados e já estão nas ruas visitando casos e eliminando os focos do mosquito junto com os agentes de saúde.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.