[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura de Aracaju está mais uma ves presente nesta que já é a décima quarta edição do Pré-Caju. O apoio da administração municiapal numa das principais festas da cidade é marcada em vários serviços pretados aos foliões, sendo o mais importante entre eles o cuidado com a saúde dos que participam da folia. Para isso a secretaria Municipal de Saúde (SMS) montou um forte esquema de atendimento médico.

Um posto de Atendimento Médico Avançado (PMA) foi montado na área do parque da Sementeira, contando com 10 leitos de atendimento básico na sala amarela e 1 leito de atendimento avançado, na sala vermelha. “Temos várias prachas sobresalentes que podem ser utilizadas como macas, caso seja necessário. Temos ainda a sala verde, para os casos mais simples em que o paciente pode ser medicado e aguardar sentado”, informou o médico Fábio Alves.

Segundo o médico, um dos coordenadores da ação médica durante a prévia, essa quantidade de macas foi baseada na experiência de anos anteriores. A estratégia organizada pela SMS posui 25 profissionais por noite, sendo 2 médicos, 2 enfermeiros, 10 auxiliares de enfermagem, 10 estagiários de medicina e enfermagem, 3 coordenadores e 4 condutores. Além disso 4 viaturas de atendimento básico, reguladas pelo post base, estão prontas para qualquer emergência.

“Cada unidade móvel conta com 1 auxiliar de enfermagem e 1 condutor. Elas estão localizadas em pontos estratégicos: na área de concentração dos blocos, a avenida Augusto Maynard; na avenida Anisio Azevedo; outra na Francisco Porto e uma na dispersão dos blocos, na avenida Tancredo Neves”, completou o coordenador.

“Nesses três anos em que o Samu está presente na festa, sempre houve uma equidade entre os casos clínicos, sendo 65% deles de alcolismo agudo, e os casos de trauma. Uma realidade oposta do nosso trabalho cotidiano”, comparou Fábio Alves. De acordo com as estatísitcas de anos passados, é esperado um número menor de atendimentos nessa edição.

Em 2005, quando o Pré-Caju aconteceu na área do mercado central de Aracaju foram registrados 418 casos. Já em 2003, último ano que a prévia foi realizada no bairro 13 de Julho a quantidade de pessoas atendidas pelo SAMU foi bem menor, 278 casos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.