[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O compromisso da Prefeitura de Aracaju com a qualificação dos professores da rede municipal de ensino e com os rumos do ensino público municipal foi sinalizado ontem, dia 10, por meio de parceria firmada entre a PMA e o Banco do Brasil. O convênio tem o objetivo de viabilizar a aquisição de equipamentos de informática.

O prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, a secretária municipal de Educação, Rosangela Santana, o superintendente estadual do Banco do Brasil, Everton Teixeira, o gerente de agência do Setor Público Aracaju, Geraldo Magella, e o presidente da Fundat, Edson Caetano, assinaram o convênio em solenidade que aconteceu na Galeria de Artes Álvaro Santos.

A secretária de Educação lembrou as ações que a administração Marcelo Déda tem realizado em favor dos professores que atuam na rede municipal de ensino. “Conseguimos implementar o Plano de Carreira do Magistério, fazendo uma passagem de uma velha para uma nova carreira sem trauma. Realizamos concurso público, atendendo uma antiga reivindicação dos professores, estamos também democratizando o espaço da escola, com a implantação de conselhos”, destacou.

Ela disse ainda que é fundamental investir no corpo docente para estabelecer um novo modelo de escola pública municipal. “Estamos num processo acelerado de novas tecnologias e a escola precisa acompanhar isso. O maior desafio que temos hoje é a qualificação dos professores e é fundamental o investimento nesse sentido para pensarmos num novo projeto de escola, com melhor qualidade para o povo de Aracaju”, finalizou.

Em seu discurso, o prefeito de Aracaju afirmou que o convênio assinado hoje é mais uma parceria importante que a PMA firmou para criar condições de exercício pleno da cidadania dos aracajuanos. “Esse é mais um convênio que assinamos nos últimos meses com organismos como o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste, buscando dinamizar o acesso ao crédito de vários setores da sociedade em Aracaju. Esse crédito exclusivo para professores viabiliza o acesso à informática, que mais do que uma aliada é uma chave que abre as portas do mundo do conhecimento”, disse.

Ele destacou o empenho da administração municipal para cumprir ações que garantam a capacitação profissional dos professores. “Nesses três anos de administração, o magistério reconhece que muitas ações foram feitas. Tivemos o empenho para processar as reivindicações dos servidores e fico muito feliz em criar condições para que o magistério invista na qualificação pessoal, o que colabora para melhorar a vida de muitas pessoas no seu cotidiano”, afirmou.

Acesso ao crédito

O limite do crédito, destinado para os professores da rede municipal de ensino que estejam efetivamente em sua atividade de magistério, é de R$ 3 mil e pode ser financiado em até 36 meses, com taxa de juros de 1,5% ao mês. O recurso financeiro é viabilizado pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Durante a solenidade, seis professoras assinaram a proposta de abertura de crédito para adquirir equipamento de microinformática (microcomputador, impressora, scanner). Para Gedalva Cerqueira, professora há 15 anos, a iniciativa da PMA possibilita a capacitação pessoal e o desenvolvimento do ensino na capital. “Estou muito feliz. Essa é uma grande oportunidade que a secretaria municipal de educação está dando ao corpo docente. Assim estaremos investindo na gente e isso ajuda também a melhorar o ensino público”, disse, após assinar a proposta de financiamento.

Na sede da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat) funciona um posto de atendimento do Banco do Brasil para os docentes interessados em abrir a linha de crédito. Em seu discurso, o superintendente do banco enfatizou a facilidade para solicitar o financiamento. “Esse crédito é muito acessível para os professores. Para ter acesso é necessário possuir conta no Banco do Brasil. E para abrir a conta não é preciso depositar dinheiro algum nem pagar taxa”, lembrou.

A solenidade contou ainda com a presença do vice-prefeito, Edvaldo Nogueira, do deputado federal Heleno Silva, além de diversos secretários municipais e professores.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.