[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Mais uma empresa oficializou na manhã de hoje, dia 9, uma parceria com a Prefeitura de Aracaju e a Ong Missão Criança. Desta vez, a Viação Halley assumiu o compromisso de pagar durante o período mínimo de um ano a Bolsa-Escola Cidadã a 15 famílias do bairro Santa Maria, das quais cinco trabalham na lixeira para sobreviver. Cinqüenta crianças serão beneficiadas diretamente. Deste total, 29 estão na faixa etária adequada para serem inclusas em atividades culturais e esportivas do projeto Recriando Caminhos, mantido pelo Unicef e empresa Torre em parceria com a PMA.
O principal objetivo da Bolsa-Escola Cidadã é combater a evasão escolar, causada em grande parte pelo elevado número de crianças que trabalham para complementar o sustento de suas famílias. Além disso, ela desperta a cidadania de crianças e adolescentes que, até então, estavam excluídos socialmente.
Para as famílias dos jovens a Prefeitura de Aracaju vai assegurar cursos de alfabetização, através da Semed – Secretaria Municipal de Educação -, e de geração de emprego e renda, através da Fundat – Fundação Municipal do Trabalho.
“As empresas não podem pensar somente no lucro, mas também em trabalhar sua responsabilidade social”, disse Petrônio Abreu, diretor-executivo da Viação Halley. De acordo com ele, a iniciativa de outras empresas que já realizam trabalhos sociais foi um estímulo para a parceria. “Nós avaliamos o trabalho da Missão Criança, vimos que é muito sério e responsável e por isso decidimos colaborar”, complementou.
A entrega simbólica das bolsas pagas pela Viação Halley aconteceu no auditório do Sest/Senat. Na oportunidade, Petrônio Abreu assinou, juntamente com a diretora-executiva da Missão Criança, Eliane Aquino, o termo de compromisso entre as instituições e o cheque simbólico para o pagamento da primeira bolsa.
“Esperamos que atitudes como a da Viação Halley e de outras empresas que já estão conosco sirvam de exemplo para mais empresários”, afirmou Eliane Aquino.
Moradora do Santa Maria há 8 anos, Kátia Barbosa ficou emocionada ao falar sobre o benefício. “Eu sei da importância dessa bolsa pra gente que é humilde e vive lutando por uma vida melhor. É maravilhoso saber que existem pessoas preocupadas com o bem do próximo”, falou a dona da Escolinha Santa Luzia, que funciona exclusivamente a partir do trabalho voluntário.
As palavras de Kátia foram endossadas pela dona de casa Eliene Silva, que também mora no bairro há 8 anos. “É uma bênção podermos contar com esta ajuda”, disse.
Além de Petrônio Abreu e Eliane Aquino participaram da solenidade de entrega das bolsas os secretários municipais Edson Freire (Fundat) e Rosângela Santa (Educação); o presidente do Sest/Senat, Estácio Guimarães; o representante da OAB-SE, Edson Ulisses; e o assessor do prefeito Marcelo Déda, Rosalvo Alexandre.

Outras parcerias
A Viação Progresso, a empresa Torre e a Norcon Construtora já são parceiros da Ong Missão Criança em projetos sociais e colaboram com o desenvolvimento social de 45 famílias. A Progresso e a Norcon pagam Bolsa-Escola a 10 e 15 famílias, respectivamente, a empresa Torre oferece apoio institucional ao projeto Recriando Caminhos, financiando cursos de formação continuada para os educadores e material didático e de trabalho para os alunos e profissionais envolvidos no projeto.

Responsabilidade Social
Durante a cerimônia de entrega das Bolsas-Escola Cidadãs, todos os presentes fizeram questão de destacar a necessidade de integração de todos os setores da sociedade. “Para conseguirmos promover mudanças significativas é preciso haver integração entre o poder público, o setor privado e a sociedade civil”, lembrou Eliane Aquino.
Na opinião da secretária municipal de Educação, Rosângela Santana, é preciso enfrentar a exclusão social e a pobreza com ações concretas. “Sabemos que as bolsas não são a solução, mas são o ponto de partida para a conquista de um futuro melhor”, afirmou. “A iniciativa do empresariado sergipano é louvável e eu espero que essas ações cresçam cada vez mais”, completou.
Para o presidente da Fundat, Edson Freire, este gesto trará benefícios a todos. “São as sementes que darão frutos para estas famílias e para toda a sociedade que estão sendo lançadas aqui hoje”, declarou. O representante da OAB, Edson Ulisses, disse que o trabalho social desenvolvido pela Missão Criança, prefeitura e as empresas privadas são um resgate da juventude em favor da sociedade. “É desta forma que podemos evitar que as crianças de hoje se transformem nos homens e mulheres marginalizados de amanhã”, concluiu.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.