Prefeitura e Ong Missão Criança se unem a empresas privadas para beneficiar famílias carentes
O principal objetivo da Bolsa-Escola Cidadã é combater a evasão escolar, causada em grande parte pelo elevado número de crianças que trabalham para complementar o sustento de suas famílias. Além disso, ela desperta a cidadania de crianças e adolescentes que, até então, estavam excluídos socialmente.
Para as famílias dos jovens a Prefeitura de Aracaju vai assegurar cursos de alfabetização, através da Semed – Secretaria Municipal de Educação -, e de geração de emprego e renda, através da Fundat – Fundação Municipal do Trabalho.
“As empresas não podem pensar somente no lucro, mas também em trabalhar sua responsabilidade social”, disse Petrônio Abreu, diretor-executivo da Viação Halley. De acordo com ele, a iniciativa de outras empresas que já realizam trabalhos sociais foi um estímulo para a parceria. “Nós avaliamos o trabalho da Missão Criança, vimos que é muito sério e responsável e por isso decidimos colaborar”, complementou.
A entrega simbólica das bolsas pagas pela Viação Halley aconteceu no auditório do Sest/Senat. Na oportunidade, Petrônio Abreu assinou, juntamente com a diretora-executiva da Missão Criança, Eliane Aquino, o termo de compromisso entre as instituições e o cheque simbólico para o pagamento da primeira bolsa.
“Esperamos que atitudes como a da Viação Halley e de outras empresas que já estão conosco sirvam de exemplo para mais empresários”, afirmou Eliane Aquino.
Moradora do Santa Maria há 8 anos, Kátia Barbosa ficou emocionada ao falar sobre o benefício. “Eu sei da importância dessa bolsa pra gente que é humilde e vive lutando por uma vida melhor. É maravilhoso saber que existem pessoas preocupadas com o bem do próximo”, falou a dona da Escolinha Santa Luzia, que funciona exclusivamente a partir do trabalho voluntário.
As palavras de Kátia foram endossadas pela dona de casa Eliene Silva, que também mora no bairro há 8 anos. “É uma bênção podermos contar com esta ajuda”, disse.
Além de Petrônio Abreu e Eliane Aquino participaram da solenidade de entrega das bolsas os secretários municipais Edson Freire (Fundat) e Rosângela Santa (Educação); o presidente do Sest/Senat, Estácio Guimarães; o representante da OAB-SE, Edson Ulisses; e o assessor do prefeito Marcelo Déda, Rosalvo Alexandre.
Outras parcerias
A Viação Progresso, a empresa Torre e a Norcon Construtora já são parceiros da Ong Missão Criança em projetos sociais e colaboram com o desenvolvimento social de 45 famílias. A Progresso e a Norcon pagam Bolsa-Escola a 10 e 15 famílias, respectivamente, a empresa Torre oferece apoio institucional ao projeto Recriando Caminhos, financiando cursos de formação continuada para os educadores e material didático e de trabalho para os alunos e profissionais envolvidos no projeto.
Responsabilidade Social
Durante a cerimônia de entrega das Bolsas-Escola Cidadãs, todos os presentes fizeram questão de destacar a necessidade de integração de todos os setores da sociedade. “Para conseguirmos promover mudanças significativas é preciso haver integração entre o poder público, o setor privado e a sociedade civil”, lembrou Eliane Aquino.
Na opinião da secretária municipal de Educação, Rosângela Santana, é preciso enfrentar a exclusão social e a pobreza com ações concretas. “Sabemos que as bolsas não são a solução, mas são o ponto de partida para a conquista de um futuro melhor”, afirmou. “A iniciativa do empresariado sergipano é louvável e eu espero que essas ações cresçam cada vez mais”, completou.
Para o presidente da Fundat, Edson Freire, este gesto trará benefícios a todos. “São as sementes que darão frutos para estas famílias e para toda a sociedade que estão sendo lançadas aqui hoje”, declarou. O representante da OAB, Edson Ulisses, disse que o trabalho social desenvolvido pela Missão Criança, prefeitura e as empresas privadas são um resgate da juventude em favor da sociedade. “É desta forma que podemos evitar que as crianças de hoje se transformem nos homens e mulheres marginalizados de amanhã”, concluiu.[/vc_column_text][/vc_column]
[vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Prefeitura e Ong Missão Criança se unem a empresas privadas para beneficiar famílias carentes – Foto: Márcio Dantas AAN