Prefeitura de Aracaju reforça efetivo da Guarda Municipal
Segundo o major PM Eduardo Henrique dos Santos, comandante da Guarda Municipal, com a efetivação dos novos guardiões o moto patrulhamento será ampliado na capital. “Agora nós vamos poder ampliar o moto patrulhamento de modo a abrangermos a segurança de um número maior de escolas e outros prédios públcios”, declara. O major ainda comenta que a demanda para atender a Secretaria de Saúde é grande, apesar do sistema de vigilância eletrônica já implementado nas Unidades de Saúde. “A Guarda Municipal agora também vai trabalhar na segurança dos novos hospitais, que são de extrema importância para a população”, lembra o major Eduardo Henrique.
“Com a chegada desses novos guardiões nós teremos como viabilizar a aplicação do Projeto Social da Guarda, desenvolvendo atividades lúdicas e esportivas com jovens e crianças das comunidades carentes, nos finais de semana e feriados. Vamos oferecer também oficinas de cultura, de dança, confecções de brinquedos, bijoterias, entre outras”, ressalta o major. A Guarda Municipal dessa forma muda a concepção da instituição de segurança, passando a trabalhar proativamente, tirando os menores do ócio, evitando que crianças e jovens tenham interesse pelo tráfico de drogas.
Os 45 guardiões ainda passarão por mais um curso de 470 horas/aulas, onde vão receber aulas de Direito Constitucional, Direito Penal, Gerenciamento de Crises, destacando entre outras disciplinas as aulas de Libras, que vai permitir ao guardião municipal interagir com os deficientes auditivos.
Para Antônio Vagner Pimentel Viana, 37 anos, o concurso mudou a sua vida e a de sua família trazendo segurança e estabilidade para o futuro. “Há anos eu aguardava esse concurso, e graças a Deus Marcelo Déda teve essa visão ampla e deu essa oportunidade a comunidade sergipana de atuar no que gosta e garantir o sustento da família”, comenta o novo guardião. “Pra mim é uma realização pessoal poder ser servidor municipal trabalhando na Guarda, onde eu pretendo fazer carreira”, diz Antônio Pimentel.
“Através desse concurso eu consegui garantir a minha própria segurança e estabilidade financeira”, comenta Eliane Oliveira da Silva, 26 anos. Paulo Henrique Souza Menezes, 36 anos, afirma que a vitória no concurso foi de muita satisfação. “Concorrer com cerca de sete mil pessoas e ter o êxito de ser aprovado é muito gratificante não só profissionalmente mas pessoalmente. E tomar posse hoje é motivo de muita alegria, acho que não só para mim mas para os outros 44 que também alcançaram essa graça. Valeu o nosso esforço”, afirma o guarda municipal.
Os avanços na Guarda
A Guarda Municipal nos últimos cinco anos adquiriu 14 coletes balísticos, 40 pares de algemas, 38 capacetes e capas de chuva, 300 pares de coturnos e 600 uniformes operacionais/ano, o que tem garantido a proteção individual dos profissionais. Além disso, onde antes só havia um veículo há agora três carros, dois veículos cedidos para projetos de outras secretarias, 16 motocicletas, 23 bicicletas de patrulhamento e um veículo Jumper com capacidade para 16 passageiros para transporte da tropa, tudo para oferecer aos guardiões condições dignas de trabalho.
“Hoje a Guarda também dispõe de um orçamento próprio previsto na projeção de gastos que enviamos à Câmara de Vereadores anualmente que corresponde a duas vezes o valor do orçamento da Secretaria de Governo, por exemplo”, lembra o prefeito Marcelo Déda.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Prefeitura de Aracaju reforça efetivo da Guarda Municipal – Fotos: Márcio Dantas