[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Tradição e criatividade se misturaram na manhã de ontem durante o Desfile Cívico da Rede Estudantil da rede municipal de ensino. Aberto oficialmente pelo prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, o evento inovou mais uma vez ao trazer este ano para a rua Bahia, no bairro Siqueira Campos, a história dos esportes no mundo com o tema “O Esporte em Desfile”. Mais de seis mil integrantes de 39 escolas municipais, particulares, entidades e instituições contaram a trajetória milenar dos esportes desde sua origem na Grécia.

A festa de amor ao Brasil (que celebra o 184o ano de sua independência) começou com os hasteamentos das bandeiras do Brasil, Sergipe e Aracaju, realizados pelo prefeito, pelo comandante do 28o Batalhão de Caçadores (28oBC), coronel William Abraão, e pela secretária de Educação do município, Tereza Cristina Cerqueira da Graça. O hasteamento dos pavilhões aconteceu ao som do Hino Nacional, executado pela Banda Interescolar da Secretaria de Estado da Educação (SecBanda).

“O município sente-se muito orgulhoso por poder homenagear mais uma vez a pátria brasileira. Este é um momento de mostrar nosso patriotismo e refletir sobre os rumos do país”, afirmou Edvaldo Nogueira. “É muito gratificante perceber que a população participa cada vez mais deste ato tão tradicional porque a independência do Brasil é um dos maiores marcos da vida política, econômica e social da nossa história, um marco importantíssimo para que o Brasil se tornasse o grande país que é hoje”, acrescentou.

Este ano, o desfile foi dividido em 11 sub-temas: Origens, A Grécia – O Berço das Competições; Educação Física, Ginástica e Competição; As Olimpíadas Modernas; O Atletismo; Os Esportes Com Luta; Os Esportes Aquáticos e de Velocidade; A Bola nos Esportes; Brasil, O País do Futebol; O Brasil nas Copas; Os Esportes Radicais e Populares e As Lições do Esporte. “O tema foi resultado de uma escolha democrática dos alunos, professores e diretores e, além de ser uma louvação à Pátria, é uma verdadeira aula pública”, contou a secretária Tereza Cristina.

Dois carros alegóricos sob a concepção artística de Lânia Duarte compuseram a parada cívica, que contou com a participação das polícias Militar e Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, banda do 28oBC, União dos Escoteiros do Brasil, Centro de Apoio ao Portador de Deficiência Visual, grupo de idosos da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) e outras entidades.

O Desfile Cívico Estudantil de Aracaju acontece desde a década de 70, quando o ex-prefeito Cleovansóstenes de Aguiar instituiu que o domingo anterior ao 7 de setembro seria dedicado às comemorações da data pelas escolas municipais. Prestigiaram ao evento a primeira-dama de Aracaju, Indira Amaral, o Capitão dos Portos de Sergipe, Mauro Araújo, o vereador Emmanoel Nascimento (líder do prefeito na Câmara), além de diversos secretários municipais e outras autoridades.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.