[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A prefeitura de Aracaju iniciou esta semana uma série de atividades preventivas, tendo em vista a intensificação do combate à Dengue nos bairros do município. Este ano a atividade tem como tema “Você e a Saúde no combate à Dengue”. As ações, que tiveram início na manhã de ontem, visam conscientizar a população para a importância do seu papel nessa luta. Pretende ainda fortalecer aquelas ações que a Saúde Municipal já realiza freqüentemente nos bairros durante todo o ano, mas que em determinadas estações precisam ser intensificadas devido ao clima propício ao surgimento de focos do mosquito.

Para uma melhor atuação, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) conta com a importante parceria da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que paralelamente às atividades dos agentes de saúde, está auxiliando nas limpezas de terrenos baldios e recolhendo entulhos nas portas de casa.

Cerca de 800 agentes comunitários de saúde estarão visitando algo em torno de 130 mil residências em toda cidade para combater os focos do mosquito. Eles estarão informando sobre a prevenção, sintomas e tratamento da doença, que é ofertado em qualquer Unidade de Saúde da Família (USF) do município. Durante a semana, os caminhos da Emsurb estarão fazendo a limpeza de terrenos baldios. E nos sábados, conforme a programação, eles estarão passando nas portas das casas recolhendo os entulhos guardados desnecessariamente e que venham a acumular água.

De acordo com a coordenadora do programa municipal contra a Dengue, Sidnei Sá, já era esperado um aumento do índice de Dengue para este ano em quase todos estados do país. Ela salienta que a grande quantidade de chuva e o acompanhamento confirmado dos casos em laboratório foram as principais causas do aumento do índice em Aracaju.

“Se formos analisar a curva epidemiológica da Dengue, nós notamos uma oscilação, uma curva, cujo aumento já aguardávamos. Mas é importante lembrarmos que o aumento do número também se dá com o aumento e melhoria de nossa vigilância, já que hoje trabalhamos com números reais da doença no município”, explica Sidnei.

Sidney enfatiza ainda que atualmente a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da notificação que é confirmada com o exame laboratorial nas unidades, tem atuado com uma cobertura mais precisa na população. É possível assim identificar focos do mosquito da Dengue e intensificando as visitas dos agentes comunitários de saúde aos locais com maiores incidências.

Programação

As atividades da campanha “Você e a Saúde no Combate à Dengue” estão sendo desenvolvidas conforme a programação feita pela SMS e a Emsurb. Será um mês inteiro com atividades de intensificação contra a Dengue obedecendo, a seguinte programação:

De 21 a 26 de Agosto as atividades estarão concentradas nos bairros: Santa Maria, Coroa do Meio, Atalaia e Farolandia;
De 28 a 01 de setembro nos bairros: Cidade Nova, Bairro Industrial, 18 do Forte, Palestina, Porto Dantas e Coqueiral;
De 04 a 09 de setembro nos bairros: Novo Paraíso, Luzia, Ponto Novo, Jabotiana e Bairro América.
De 11 a 15 de setembro nos bairros: Lamarão, Soledade, Santos Dumont, Jardim Centenário e Olaria.
OBS: Nos sábados, a Emsurb estará passando nas portas das casas recolhendo os entulhos guardados desnecessariamente e que venham a acumular água.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.