Prefeitura de Aracaju capacitará mães de jovens assistidos pelo Criança Cidadã
realidade. É que a partir do dia 1º de setembro será formada a primeira turma do curso de corte e costura, criado especificamente pela Prefeitura de Aracaju para atender a 25 mães de crianças e adolescentes assistidas pelo projeto Criança Cidadã desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc).
O curso terá a duração de aproximadamente quatro meses, com aulas ministradas às tardes nas quartas e nas sextas-feiras na Unidade Produtiva da Fundação Municipal do Trabalho – Fundat no próprio bairro. As mães aprenderão técnicas básicas de costura, além de aulas de relações humanas. “Para que elas trabalhem primeiro o seu eu para depois trabalharem com o outro”, explica a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social Criança e Adolescente (CRASCA) – o antigo CSU da Rua Alagoas -, Maria José Santana. “E, com a prática da costura, elas depois poderão ter a sua própria renda”, explica.
A secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Conceição Vieira, idealizadora do projeto de assistência às famílias das crianças e dos adolescentes que participam do projeto Criança Cidadã, disse que é de fundamental importância a qualificação profissional destas mães. “É muito importante que a assistência a essas crianças seja também extensiva à família”, observa. “Para garantir o resgate à cidadania, é necessário haver a integração da família”, justifica.
Para a coordenadora do projeto, Eloan Ferreira, esse é um trabalho continuativo. “Esse curso profissionalizante que estaremos fazendo com as mães de nossos educandos é uma continuação das propostas do Criança Cidadã”, informa. Segundo ela, um dos objetivos é a ressocialização da criança e, para que isso aconteça, é necessário se trabalhar com a família. “A mãe tem que estar preparada para receber essa criança quando ela sair do projeto”, comenta.
Foi com um largo sorriso e olhar de satisfação que Maria Salete Muniz de Amorim, mãe de dois adolescentes que participam do programa da Semasc, recebeu a boa notícia. “Era o meu sonho aprender a fazer alguma coisa, e ainda mais costurar”, disse ela durante uma reunião realizada entre as mães e os organizadores do curso ocorrida na manhã de hoje, dia 14. “Depois do curso posso até costurar para fora, como fazer roupas para os oito filhos que tenho”, comemora.
Nova realidade
Antes de receberem assistência do projeto Criança Cidadã, os filhos de Maria Salete passavam o dia nos semáforos da cidade, próximo ao Shopping Jardins, pedindo esmolas. Após serem orientados por assistentes sociais da Semasc eles vivem uma realidade diferente. Durante um turno eles estão participando de atividades sócio-educativas e durante o outro turno, freqüentam a escola.
“A vida de meus filhos melhorou muito, pois eles vão para o projeto onde estão sempre aprendendo alguma coisa e quando chegam em casa já almoçaram e vão de imediato para a escola”, diz a mãe. “Até na alimentação o projeto ajuda já que eles passam o dia todo no centro e eu não preciso me preocupar com comida para eles”.
Para Josefa Maria da Silva, que tem um filho integrado no projeto, os benefícios prestados pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Semasc, são diferentes dos de Maria Salete. “Meu filho vivia pelo centro da cidade, inclusive ele estava lá quando foi abordado, pedindo comida e dinheiro para trazer para casa”, conta. “Ele não ia à escola e eu ficava o dia todo em casa preocupada. Agora o maior bem que a Prefeitura me proporciona é a despreocupação que eu fico, pois sei que ele está sob os cuidados de pessoas que só querem o seu bem. Ele está em boas mãos”, comemora.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Prefeitura de Aracaju capacitará mães de jovens assistidos pelo Criança Cidadã – Foto: Wellington Barreto AAN Clique na foto e amplie