[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Os membros dos Conselhos Tutelares do Segundo e Quinto Distritos de Aracaju, criados recentemente pela Prefeitura Municipal, foram empossados na manhã de hoje em concorrida solenidade realizada no auditório da Sociedade Semear. Além destes também tomaram posse os novos membros dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Assistência Social.

Na solenidade o secretário de Governo, José de Oliveira Junior, representou o prefeito Marcelo Déda. “O prefeito acabou de ligar recomendando que eu trouxesse uma mensagem de estímulo aos conselheiros que estão sendo empossados”, informou Oliveira Júnior ao discursar para a platéia. “O projeto da administração municipal constitui um princípio, que é muito mais que um objetivo isolado”, disse, referindo-se às políticas públicas desenvolvidas pela atual administração municipal.

Além de Oliveira Júnior, estiveram presente à posse dos conselheiros a vereadora Conceição Vieira, secretária Municipal de Assistência Social, a primeira dama do município e diretora da ONG Missão Criança, Eliane Aquino, o vereador Lacerda Oliveira, representando a Câmara de Vereadores, a presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Maria Elenilza Silva, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Maria Vanda Brandão, as promotoras representantes do Ministério Público, Conceição Figueiredo e Lílian de Carvalho.

Para Conceição Vieira, uma das preocupações da administração é com a garantia da política de Assistência Social que se reflete na criação de mais dois novos conselhos tutelares. “A nossa preocupação é compreender o trabalho voltado para a política de assistência desenvolvida pela administração municipal em parceria com a sociedade civil em ações esperadas pela sociedade aracajuana, que é justamente fazer cumprir o que é de direito da criança e do adolescente” disse.

Conceição Vieira aproveitou a solenidade para informar a aprovação de uma legislação específica que vai conduzir as ações dos Conselhos Tutelares. “Com a lei os conselheiros tutelares passaram a ter cargos de comissão, com salário de R$ 800. Dessa forma se vê o avanço e a conquista que nós implementamos”, disse.

Os 92 novos conselheiros empossados fazem parte dos dois novos Conselhos Tutelares, criados no segundo e quinto distritos de Aracaju e dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e Adolescente e da Assistência Social. Os conselheiros tutelares foram eleitos diretamente pelo voto popular em processo eleitoral realizado no dia 27 de novembro, e os demais foram indicados por organizações não governamentais e pela administração pública municipal. Eles foram escolhidos durante fóruns específicos
realizados no mês de novembro.

Apresentação
Durante a solenidade, todos os conselheiros foram apresentados arrancando muitos aplausos do público presente. Luzijan Aragão, eleita pela comunidade do Segundo Distrito para compor o Conselho Tutelar, foi uma das mais aplaudidas. “Estou muito feliz por conseguir um espaço efetivo para trabalhar junto à família, à criança e adolescente. Tenho certeza que em parceria com os órgãos públicos e privados buscarei a garantia dos direitos desses jovens excluídos da sociedade”, disse.

Tarefa que também será desempenhada pelo novo conselheiro dos direitos da criança e do adolescente, Pedro Paulo Oliveira. “Uma das minhas principais metas será buscar junto às autoridades competentes da melhor maneira possível o cumprimento dos direitos da criança e do adolescente”, observou.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.