Prefeitura amplia convênios com a França em nova etapa do projeto de revitalização do Centro de Aracaju
Além dos projetos prontos e aprovados para revitalizar os espaços públicos como praças e prédios históricos, o trabalho conjunto realizado desde segunda-feira e até sexta com visitas ao Centro e reuniões técnicas vai possibilitar que a administração municipal troque experiências e encontre soluções para repovoar a região de modo a reverter o quadro que já se apresenta de degradação e migração de seus moradores para outras localidades.
“Aracaju se encontra numa fase intermediária deste fenômeno de abandono do Centro, o que torna possível mudar esta situação com ações de curto, médio e longo prazo que demandem menos recursos e trabalho do que cidades como Recife e Salvador. Vamos iniciar no primeiro semestre de 2007 ações imediatas de recuperação de praças e recapeamento asfáltico para chamar a atenção da sociedade para o Centro e queremos que a tarefa de recuperá-lo seja uma obrigação não apenas do poder público, mas de todos os cidadãos”, disse o prefeito.
Para ele, é fundamental que várias faixas de renda ocupem a região. A parceria com o Ofício de Habitação francês deverá se concentrar em habitações de interesse social. “Não podemos segregar e precisamos muito da experiência francesa para nos ajudar a encontrar o caminho brasileiro para resolver esta questão”, avaliou Edvaldo Nogueira. “A presença do governo estadual será fundamental também a partir de 2007”, afirmou.
Para Eric Bouvard, coordenador geral do programa Cidade Brasil – onde está inserida a revitalização do Centro de Aracaju, os resultados técnicos do excelente trabalho realizado até agora indicam uma tendência muito positiva no avanço do projeto. “Vamos continuar trabalhando em conjunto para encontrar soluções que respeitem a diversidade e sejam adequadas à realidade brasileira sob o eixo prioritário da habitação de interesse social”, declarou.
Como resultado, serão viabilizadas condições de habitabilidade, preservação do patrimônio histórico e do meio-ambiente natural, fortalecimento do comércio e prestação de serviços, além do resgate da identidade cultural de todos os aracajuanos. O programa “Cidade Brasil” funciona numa parceria entre a prefeitura, o governo Francês, o Ministério das Cidades e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Caixa Econômica Federal (CEF).
A diretora de operações do Ofício de Habitação Seine-Saint-Denis, Hélène Charra; o consultor do programa Cidade Brasil, François Daune; os secretários municipais Lúcia Falcón (Planejamento) e Bosco Rolemberg (chefia de Gabinete do prefeito); a gerente de negócios da Caixa Econômica em Sergipe, Elizabeth Alessi, além de representantes de diversas secretarias municipais envolvidas no projeto participaram da reunião.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Prefeitura amplia convênios com a França em nova etapa do projeto de revitalização do Centro de Aracaju – Fotos: Márcio Garcez