Prefeitos sergipanos conhecem projeto da 1ª Conferência Nacional de Segurança
Prefeitos de todo o país, inclusive de oito municípios de Sergipe, estão tendo a oportunidade de conhecer detalhes da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg) nesta quarta-feira, 11. A apresentação foi feita pela coordenadora geral da Conferência, Regina Miki, no auditório Águas Claras do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. “Os prefeitos são protagonistas no diálogo social que a 1ª Conseg propõe e estamos trabalhando em parceria”, destacou Miki.
Os prefeitos também conheceram o funcionamento do Programa Nacional de Segurança Pública (Pronasci) e experiências bem-sucedidas de gestão da segurança em cidades brasileiras. A palestra sobre o Pronasci foi realizada pelo secretário executivo do Programa, Ronaldo Teixeira. A atividade integra a programação paralela do Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, que começou na última terça-feira, 10, com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Acompanham o Encontro Nacional dos Novos Prefeitos e Prefeitas, que se encerra nesta quarta-feira, 11, o vice-governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, e os prefeitos Edvaldo Nogueira, de Aracaju, Anderson Farias, de Umbaúba, Denilson Déda, de Simão Dias, José Evangelista, de General Maynard, Frei Enoque, de Poço Redondo, Manoel de Rosinha, de Porto da Folha, Orlando Andrade, de Canindé do São Francisco, Ronaldo Calixto, de Ilha das Flores, e Manoel Messias (Sukita), de Capela.
Conferência
Convocada por decreto presidencial em dezembro de 2008, a 1ª Conseg será realizada de 27 a 30 de agosto, em Brasília. Antes, de março a maio, ocorrem a etapas municipais. Nos meses de junho e julho será a vez dos estados realizarem suas conferências. O principal objetivo da 1ª Conseg é definir diretrizes para a criação de uma política nacional para o setor. Em Sergipe, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) já está se articulando com prefeituras, associações comunitárias e instituições públicas.
A convocação da Conferência Estadual de Segurança Pública foi assinada no dia 21 de janeiro deste ano pelo governador Marcelo Déda durante a entrega de equipamentos, armas e veículos à SSP. Mas antes mesmo do ato oficial, líderes comunitários, profissionais de segurança e gestores de instituições policiais de Sergipe já estavam se reunindo para definir a realização das etapas locais Conferência Nacional. Agora, com o apoio dos prefeitos, a iniciativa ganha mais força, já que estão previstas preparatórias municipais, regionais e estaduais antes do evento, que acontecerá no mês de julho, em Brasília.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]