[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A secretária de Políticas para as Mulheres, Maria Teles dos Santos, esteve reunida na manhã de quinta-feira, 10, com os prefeitos de Itabaiana, Propriá e Poço Redondo – Luciano Bispo, José Américo Lima e Roberto Araújo, respectivamente Na pauta da discussão, a implantação dos Centros de Referência Especializados de Atendimento à Mulher nas sedes desses municípios, por meio de parceria entre os governos Federal, Estadual e Municipal. O município de Estância também esteve representado.

O centro a ser instalado em Itabaiana atenderá mulheres em situação de violência dos municípios da região do agreste. Os que serão instalados em Propriá, Poço Redondo e Estância, atenderão, respectivamente, as vítimas dos territórios do Baixo São Francisco, Alto Sertão Sergipano e Sul Sergipano.

“Essa reunião prevê discutir local de instalação e o funcionamento desses centros”, explicou a secretária. Maria Teles explicou aos gestores que a proporção em que os serviços forem criados, as mulheres se sentirão mais a vontade para denunciar.

A secretária ressaltou que os programas do Governo Federal buscam o estabelecimento e o fortalecimento dessa política nos estados. “O Brasil está envolvido com a questão de gênero e por isso temos que avançar e abrir espaços em todos os territórios”, completou.

Em Itabaiana, a primeira dama e secretária de Desenvolvimento Social, Roseli Andrade comunicou que o espaço já foi escolhido. “Ele está localizado vizinho a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social e abrigará conjuntamente a Coordenadoria de Políticas para as Mulheres do município”, informou.

A reunião foi acompanhada por assessoras da Secretaria de Mulheres e por representantes dos municípios que sediarão os Centros de Referência. Nos próximos dias serão agendadas novas reuniões para discutir o andamento da implantação dos centros.

Outros espaços

O estado de Sergipe já conta um centro desse porte localizado em Tobias Barreto, na região Centro Sul. Outro espaço como esse, será inaugurado no final de maio, em Carmópolis, e atenderá os municípios do Leste sergipano. Os centros ofertam atendimento social, psicológico e jurídico às mulheres em situação de violência.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.