Prefeitos assinam adesão ao Programa Leite Fome Zero
Na manhã desta terça-feira, 5, prefeitos e representantes de 29 municípios de Sergipe assinaram o termo de adesão ao programa Leite Fome Zero, do Governo Federal. A solenidade ocorreu no auditório da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides). O programa, que distribui leite a famílias que fazem parte de grupos de vulnerabilidade alimentar, vai ser coordenado pela Seides, que vai tratar diretamente com pequenos produtores rurais sobre a compra do alimento.
"Mudamos toda a concepção e a forma de coordenação e de implementação da política. Queremos, em um mês, recadastrar todas as famílias dentro dos critérios que são estabelecidos pelo programa", disse a secretária de Inclusão Social, Ana Lucia Menezes. Entre os critérios para cadastro estão: famílias que têm crianças de zero a seis anos, famílias que têm mulheres gestantes e famílias que tenham idosos.
"O programa do leite é um incentivo ao pequeno produtor, tem dado certo e tenho certeza que no ano que vem nós vamos conseguir ampliar para outros municípios seguindo esses mesmos critérios", afirmou Ana Lucia.
Para o prefeito de Poço Verde, Antônio da Fonseca Dória, a mudança da gestão do Programa Leite Fome Zero para a Seides foi benéfica. "É importante o programa voltar para a Secretaria, que pode acompanhar todo o processo, tanto no recadastramento, quanto no acompanhamento do programa para que, no futuro, não haja problemas", ressaltou o prefeito.
Remanejamento
Ao receber a tarefa de coordenar o Programa Leite Fome Zero, técnicos da Seides fizeram reajustes na distribuição que vinha sendo realizada, possibilitando que mais quatro municípios fossem beneficiados, passando de 25 para 29 as cidades atendidas pelo programa.
Um dos novos municípios atendidos é o de Santa Luzia do Itanhy. "O município já aguardava há muito tempo fazer parte do programa, visto que temos um dos piores Índices de Desenvolvimento Humano do Estado. Como gestores, nós esperávamos por esse momento. Nós devemos confiar nas coisas, acreditar que elas vão acontecer e vão dar certo", disse o prefeito da cidade, Adalto Amor.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Prefeitos assinam adesão ao Programa Leite Fome Zero – Foto: Edinah Mary/Seides