[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, o vice-prefeito Edvaldo Nogueira e parte do secretariado municipal visitaram ontem sete novas obras que serão entregues à população da capital ainda no mês de março. O roteiro foi iniciado na reurbanização do bairro Coroa do Meio e seguiu pela reconstrução do terminal de ônibus da Atalaia, construção dos hospitais da Zona Sul e Norte, Residencial Sérgio Vieira de Mello (PAR) e Centro de Reabilitação e Especialidades Médicas (Cemar) do bairro Siqueira Campos, além da urbanização do bairro Santa Maria.

Além de conferir o andamento da conclusão das obras e conversar com a população, o prefeito e sua equipe acertaram os últimos detalhes das inaugurações que acontecerão ao longo do mês. A presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, está garantida para abrilhantar ainda mais a inauguração das 500 residências do Residencial Sérgio Vieira de Mello, localizado no bairro São Conrado. Trinta e seis casas do condomínio com parque infantil, quadra, campo de areia e salão de festas serão destinadas a idosos e portadores de necessidades especiais.

Na Coroa do Meio, 95% da drenagem e pavimentação de aproximadamente 9km de ruas estão prontos. Além da avenida Perimetral com ciclovia e calçadão, e a rótula do terminal da Atalaia já estão praticamente prontos. Do total de 650 famílias que antes moravam em palafitas, 420 já foram transferidas para casas de alvenaria dignas e seguras. Nos locais onde antes havia os barracos, o mangue já dá sinais de recuperação. Equipes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) estão permanentemente no local para fazer a limpeza diária da região.

“Você não sabe o quanto estou feliz. Eu estava inclusive escrevendo uma carta para o prefeito para agradecer tudo o que ele fez por mim e pela minha família, mas com a graça de Deus já pude encontrar ele aqui e agradecer pessoalmente”, disse em meio às lágrimas Rosária Oliveira, que morava com seu marido e cinco filhos há noves anos sobre as palafitas e há cerca de um mês foi transferida para sua casa. O terminal de ônibus da Atalaia está com sua reestruturação adiantada dentro do padrão de conforto e inclusão de deficientes visuais e motores estabelecido pela Prefeitura de Aracaju.

Santa Maria

Dentro daquilo que se tornou o maior canteiro de obras de Sergipe, o prefeito Marcelo Déda vai entregar ainda este mês as obras de drenagem e pavimentação completas de 30 ruas do conjunto Padre Pedro, no bairro Santa Maria, além da contenção do Morro do Avião. Com 10 piscinões para receber a água das chuvas, a estrutura foi construída de modo a evitar deslizamentos de terra, garantir a segurança das famílias do bairro, recuperar a natureza e a beleza paisagística da região.

A urbanização do bairro Santa Maria conta com recursos da prefeitura, do Governo Federal, da Petrobras e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Duas novas avenidas, canais fluviais, escola, mais de 300 casas, unidade produtiva e outras benfeitorias vão melhorar consideravelmente a vida de milhares de famílias até então renegadas ao esquecimento do poder público.

Obras da Saúde

A visita às obras contemplou ainda mais três significativas construções integrantes da revolução feita pela administração do prefeito Marcelo Déda na área da saúde que passarão a funcionar já a partir de março. Os dois Hospitais de Pronto-Socorro nas zonas Norte (avenida Maranhão) e Sul (conjunto Augusto Franco), e o Centro de Reabilitação e Especialidades Médicas (Cemar) do bairro Siqueira Campos vão ampliar a rede de atendimento de urgência/emergência municipal e o tratamento especializado de doenças na cidade.

Os pronto-socorros Nestor Piva (Norte) e Desembargador Fernando Franco (Sul) vao funcionar com internações de até um dia. Terão, juntos, aproximadamente 60 leitos com capacidade para 1.200 atendimentos mensais, num total de quase 15 mil pessoas atendidas por ano. Divididas nas zonas vermelha, amarela e verde de acordo com a gravidade das ocorrências, as novas unidades trabalharão articuladas com o Serviço Municipal de Atendimento de Urgência (Samu) para solucionar os casos de média e alta complexidade.

Já o Cemar da rua Bahia vai atender portadores de problemas cardíacos, hipertensos e diabéticos, além de todos os que necessitam de acompanhamento fisioterápico na sua recuperação. Pequenas intervenções cirúrgicas e exames poderão ser realizados no local, que abrangerá 40 especialidades médicas e terá até uma piscina para fisioterapia, prova do respeito e dignidade com que a prefeitura da cidade trata seus cidadãos. A obra está quase concluída e os móveis e equipamentos já começaram a chegar.

Centenas de empregos diretos e indiretos estão sendo gerados em todas as obras do município. Participaram também das visitas desta manhã o presidente interino da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Valmor Bezerra, além dos secretários municipais Edson Caetano (Fundat), Rogério Carvalho (Saúde), João Andrade (Emsurb), Oliveira Júnior (chefe de Gabinete do prefeito) e Milton Alves (Comunicação).[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.