[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, entregou na manhã de hoje, dia 05, no Cemarh – Centro Municipal de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos -, localizado no bairro Siqueira Campos, os prêmios aos primeiros colocados no Concurso de Poesia e Redação, promovido pela Prefeitura de Aracaju através da Semed – Secretaria Municipal de Educação. Na oportunidade, a Profª Liberaldina Soares Souza lançou uma coleção de livros de cantigas de roda e foi homenageada pelo prefeito e pela secretária de Educação, Ana Lúcia Menezes. Além disso, aconteceu o lançamento oficial da “Marinete do Saber”, um ônibus-biblioteca que circulará pela capital sergipana levando conhecimento a todos os bairros.
As três vencedoras do Concurso de Poesia em homenagem à mulher foram, em 1º lugar, a Profª Elenice Ferreira Santos, com a poesia intitulada “No Grito”; na 2ª colocação a Profª Maria de Fátima Chaves, com o poema “Mulher Total”; e em 3º lugar Denise Carvalho Moreno, com a poesia “Desafio”.
Três garotas foram premiadas no Concurso de Redação, cujo tema era uma homenagem a Aracaju. A1ª colocada foi a estudante Maria Camila Guilherme Gomes, aluna da 7ª série da Escola Municipal Santa Rita de Cássia, no bairro América. Em 2º e 3º lugares ficaram, respectivamente, Kátia Cilene de Jesus, aluna da 8ª série, e Juliane Santos Patrocínio, aluna da 5ª série, ambas da Escola Municipal Laonte Gama, no bairro Santa Maria.
Após a premiação, a Profª Liberaldina Soares discursou e lançou oficialmente quatro títulos de sua coleção de livros infantis. São eles: ”O meu prato de comida”, “O engraxate cantador”, “O trocado da feira” e “O Baleiro”. Também foi lançado durante o evento o Caderno Pedagógico que será enviado às escolas e aborda o tema “A função social da escola e seu projeto político pedagógico”.
Em seguida, a secretária de Educação, Ana Lúcia, destacou a importância da iniciativa para a educação infantil e prestou homenagem à Profª Liberaldina. No final de seu discurso, a secretária agradeceu emocionada a todos que participaram da execução do projeto.
O prefeito Marcelo Déda traçou um breve perfil da gestão da secretária Ana Lúcia e da atuação da administração na área da educação. Ele destacou a importância da educação no desenvolvimento social. “O conhecimento é o principal instrumento de mudança. Através dele podemos tanto mascarar realidades como abrir horizontes. A sabedoria deve libertar e formar novos cidadãos, novos homens e mulheres que farão uma sociedade mais justa e fraterna”, afirmou Déda, que prestou uma homenagem à secretária, que deixa o cargo hoje para se candidatar a uma vaga de deputada estadual.
Logo após o encerramento da cerimônia, o prefeito e as autoridades presentes visitaram a “Marinete do Saber”. De acordo com Déda, a marinete percorrerá os bairros mais distantes da capital. “O ônibus servirá para levar cultura e conhecimento àqueles que não moram perto de bibliotecas públicas e que não podem comprar livros”, disse o prefeito.
Participaram do evento o diretor presidente da empresa Progresso, Adierson Monteiro; o presidente do Setransp, Norman Oliveira; o chefe de gabinete Pedro Lopes; o presidente da Emsurb, Oswaldo Nascimento; o secretário de Comunicação, Cristian Góes; os vereadores Magal da Pastoral, líder do prefeito na Câmara, e Antônio Samarone, líder do PT; o senador José Eduardo Dutra; o presidente municipal do PT, Márcio Macedo; o prefeito de Boquim, Luís Fonseca; o presidente do Sintese, José Iran Barbosa e a presidenta do Sindipema, Rosângela Santana, dentre outras autoridades.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.