[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, participou na manhã dessa sexta-feira, dia 23, no auditório da reitoria da Universidade Federal de Sergipe (UFS), de solenidade para celebrar a assinatura de convênio entre a Petrobras e UFS. A parceria entre as instituições estabelece a implantação do Núcleo Regional de Competência Tecnológica de Sergipe, em contato com a UFS, e das Redes Temáticas, que receberão o apoio das instituições de pesquisa dos Estados de Sergipe e Alagoas.

Durante o evento, foi exibido um filme retratando esse novo conceito de parceria tecnológica da Petrobras, que cria dois modelos de relacionamento estratégico. No primeiro serão estabelecidos Núcleos de Competência no segmento petróleo, gás e energia, em regiões de intensa atividade operacional da Petrobras. Em cada região será selecionada uma instituição de ensino e pesquisa. O segundo modelo abordará temas tecnológicos de interesse estratégico de toda a empresa, com a criação de redes temáticas nacionais.

Esse novo conceito de parceria tecnológica, lançado em abril no Rio de Janeiro, prevê a criação de infra-estrutura necessária ao desenvolvimento de projetos de pesquisa nas instituições parceiras e formação dos recursos humanos compatível com as demandas identificadas. As instituições de pesquisa de Sergipe (UFS e Universidade Tiradentes – Unit) e Alagoas (Universidade Federal de Alagoas (UFAL) participarão de seis Redes Temáticas.

Para o prefeito Edvaldo Nogueira, o evento de hoje foi muito importante, porque a Petrobras, a UFS e a UFAL estabeleceram um acordo para criação de parceria em ciência e tecnologia, com o objetivo de que se desenvolvam pesquisas na universidade relativas às áreas afins com a Petrobras. “Então, esta é uma maneira justa e correta de uma empresa como a Petrobras, que é muito importante para o desenvolvimento econômico do Estado, pois foi a partir da chegada dela em Sergipe que o Estado alavancou o seu desenvolvimento econômico, de viabilizar e ver o quanto é fundamental esse investimento em ciência e tecnologia nessa que é a mais importante universidade do nosso Estado, no caso, a UFS”, afirmou Edvaldo.

O prefeito Edvaldo Nogueira acredita que a junção das três universidades e a Petrobras vai permitir que em Sergipe possa ser aberta uma área específica para o pensamento científico tecnológico e para que os pesquisadores tenham um incentivo e recursos destinados à pesquisa, contribuindo para a Petrobras se desenvolver cada vez mais. “Esse tipo de parceria é o que efetivamente contribuirá cada vez mais para a ciência, a tecnologia, o ensino, a pesquisa, a extensão na universidade. Além disso, para que a Petrobras continue crescendo e sendo esta empresa que orgulha a todos nós, sergipanos e brasileiros, como sendo uma das maiores empresas do mundo em geração de energia de uma maneira geral”, disse o prefeito.

Participaram do evento, o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli de Azevedo; o reitor da UFS, Josué Modesto dos Passos Subrinho; a reitora da UFAL, Dayse Rezende Dórea; o vice-reitor da UFS, Ângelo Roberto Antonioli; o ex-presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra; o presidente da Petroquisa, José Lima de Andrade Neto; o senador da República, Antônio Carlos Valadares; o ex-prefeito de Aracaju, Marcelo Déda; a vereadora Tânia Soares; o secretário municipal de Finanças, José de Oliveira Júnior; o superintendente do Ibama/SE, Márcio Macedo; dentre outras autoridades.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.