[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Na manhã desta quarta-feira, 06, o prefeito Marcelo Déda participou da solenidade de lançamento nacional do Curso de Especialização em Administração Pública, numa promoção do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe e da Atricon – Associação dos Tribunais de Contas. O lançamento ocorreu na sala de reuniões da presidência do TCE/SE e reuniu diversas autoridades e representantes de poderes públicos.
Estiveram presentes o presidente do TCE/SE, Carlos Alberto Sobral; o secretário de Estado da Administração, João Salgado, representando o governador Albano Franco; o presidente da Assembléia Legislativa, deputado Bosco Costa; o prefeito de São Cristóvão, Armando Batalha; a juíza de Direito, Aparecida Gama, representando o Poder Judiciário, o secretário municipal de Administração, Oliveira Júnior; a secretária municipal de Controle Interno, Mônica Maciel; a diretora da Esaf – Escola de Administração Fazendária, Fátima Cartacho; o conselheiro do TCE/SE e presidente da Atricon, Carlos Pinna, dentre outros conselheiros sergipanos, além de representantes do TCE/PE e do Ministério Público Especial junto aos Tribunais de Contas.
Na solenidade foi lançado oficialmente pela primeira vez no país um curso de Especialização em Administração Pública que será ministrado pela Esaf e FGV – Fundação Getúlio Vargas -, voltado para a capacitação institucional de servidores que lidam com administração e implementação de políticas públicas e nas atividades inerentes ao controle interno.
Segundo a diretora da Esaf, Fátima Cartacho, a iniciativa de criar este curso surgiu a partir da idéia do conselheiro Carlos Pinna em fortalecer os mecanismos de controle interno e da administração pública através da capacitação.
“Por isso, acreditamos na possibilidade de parcerias com o TCE/SE e com os poderes públicos do estado, tendo, inclusive, como um dos principais fatores positivos o modelo de administração moderna que vem sendo implementado na Prefeitura de Aracaju. A partir de exemplos como esse, pretendemos dinamizar um processo de capacitação institucional agregando novas experiências e, inclusive, estabelecendo intercâmbios internacionais para uma administração mais eficaz”, disse Fátima Cartacho.
O prefeito Marcelo Déda solicitou o uso da palavra para chamar a atenção em relação à iniciativa do Tribunal de Contas de Sergipe em promover condições para que os administradores se antecipem e sejam capacitados a não praticar irregularidades.
“Este é um fato histórico e uma inovação com relação ao papel dos tribunais de contas do Brasil, que nós tenhamos uma corte tão preocupada em oferecer as condições para um novo tipo de relacionamento e um novo grau de formação para aqueles que são, na verdade, os responsáveis pelo sucesso de qualquer administração que são os servidores e funcionários que levam à prática o que os governantes desejam”, disse Déda.
Segundo a diretora da Esaf, será aberto um processo seletivo para, até o mês de abril, ofertar aos servidores públicos 50 vagas para o curso que terá duração de um ano (aproximadamente 360 horas) sendo ministrado nos finais de semana. Ela informou ainda que este curso de especialização terá uma mensalidade em torno de R$ 360.
Finalizando, o prefeito de Aracaju declarou a sua felicidade em constatar que o trabalho que vem sendo realizado na modernização administrativa e na democratização do conceito de gestão publica na prefeitura, tenha merecido a atenção de técnicos e estudiosos de renomadas instituições nacionais. ”É um motivo de orgulho para o prefeito mas, também, de um aumento de responsabilidade já que esse padrão não pode cair”, declarou o prefeito Marcelo Déda.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.