Prefeito participa de inauguração de instituto para jovens carentes
“Como prefeito de Aracaju é o momento de registrar a gratidão da cidade que recebe este instituto voltado para os que mais precisam”, disse o prefeito Marcelo Déda. O instituto homenageia o jovem Luciano Barreto Júnior, falecido após um acidente de carro no ano passado. Ele era filho do presidente da Construtora Celi, Luciano Barreto, idealizador da instituição.
Luciano Barreto elogiou a atitude do prefeito Marcelo Déda que sancionou a lei de autoria do vereador José Ramos da Silva, o Zeca, criando a praça Luciano Barreto Júnior, localizada na avenida Jorge Amado. “São atos como esses que fazem com que Marcelo Déda seja um grande homem, pela capacidade que ele tem de ter uma iniciativa deste tipo”, disse.
Numa carta enviada no dia 10 de janeiro a Luciano Barreto, o prefeito ressalta a merecida homenagem atribuída à praça, que leva o nome de Luciano Barreto Júnior. É uma merecida homenagem essa praça ser chamada de “Luciano Barreto Junior”, cuja memória é cultuada pela nossa sociedade, escreveu.
Iniciativa
Desde o início de sua jornada, Luciano Júnior falava da necessidade de construir uma entidade sem fins lucrativos, para sistematizar e ampliar as ações sociais já realizadas pela Construtora Celi.
Ele sabia que a construtora, enquanto empresa cidadã, deveria fazer o seu papel, levando para entidade filosofias administrativas como planejamento estratégico, através do estabelecimento de metas e objetivos.
Um dos seus sonhos era oferecer cursos de informática a jovens carentes, principalmente os do bairro Industrial, onde está até hoje a sede da Celi, na casa onde seu pai morou na adolescência.
Júnior achava também que esta entidade não deveria ser meramente assistencialista, mencionando várias vezes o ditado popular: “deve-se ensinar a pescar e não dar o peixe”.
“Este projeto não chegou a ser implantado por ele, mas agora estamos colocando em prática tudo o que ele idealizou e planejou”, disse o Luciano pai, durante a solenidade de ontem.
O ILBJ foi construído em 23 de janeiro de 2003, dia em que Júnior completaria 29 anos, tendo como objetivo principal gerar e disponibilizar conhecimento com cidadania, através de cursos, palestras, exposições de artes, além de apoio a lançamentos de livros e cds.
Estrutura
A sede do instituto é na Av. Barão de Maruim, 442, em Aracaju, e tem como estrutura física: Memorial Luciano Barreto Júnior, Auditório para 104 pessoas, podendo ser usado como sala de cinema (estrutura para atender desde uma simples palestra até filmes com efeitos sonoros especiais), 2 salas de reunião, Galeria de Arte, Espaço Multieventos, Salas de Informática com 11 computadores IBM de última geração conectados à internet em Banda Larga, Sala de Treinamento com 20 lugares e Espaço Tecnológico onde as técnicas implantadas e utilizadas pela Construtora Celi estarão à disposição para estudantes.
No segundo núcleo do Instituto, localizado no bairro Industrial, a estrutura conta com salas de informática com 11 computadores, Sala de Treinamento e Sala de Multiuso. O terceiro núcleo foi estruturado no bairro Orlando Dantas em parceira com a paróquia N.S. Perpétua do Socorro.
Composição Administrativa
Para garantir uma maior eficiência e a constante participação dos conselheiros do Instituto, foi feita a seguinte divisão, baseada em suas áreas de atuação, denominadas de curadorias. São elas: Memorial, Tecnológica, Cultura e Arte, Espiritual e Desenvolvimento Profissional. Cada curadoria é composta por cinco membros que, em conjunto com a Diretoria, terão como atividades a elaboração do planejamento estratégico de cada área, o estabelecimento de metas e o acompanhamento mensal das atividades. Os conselheiros são em sua maioria primos e amigos de Luciano Junior.
Projetos e Parcerias
Os dois primeiros grandes projetos da ILBJ já estão em fase de implantação: O Projeto Conectado com a Vida, com o objetivo de promover o desenvolvimento profissional de jovens carentes, possibilitando sua inclusão digital e social conta com a parceria do CDI (Comitê de Democratização da Informática).
Já o Projeto Cidadãos do Mundo – Inglês para a comunidade, em parceria como Yazigi, visa conscientizar para a importância do aprendizado de uma outra língua, promovendo o desenvolvimento pessoal, cultural e social dos jovens no âmbito da família, da escola e da comunidade.[/vc_column_text][/vc_column]
[vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Prefeito participa de inauguração de instituto para jovens carentes – Fotos: Wellington Barreto AAN Clique na foto e amplie