[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, participou na manhã de hoje, dia 16, da solenidade de posse dos conselheiros Municipais de Saúde. Estiveram presentes ao evento o vice-prefeito, Edvaldo Nogueira, o secretário Municipal de Saúde, Rogério Carvalho, o presidente do Conselho Regional de Odontologia, Marcos Luís Macedo, que deixou o cargo para ser presidente do Conselho Municipal de Saúde, o representante da OAB/SE – Ordem dos Advogados do Brasil, Fernando Menezes, o vereador Antônio Samarone (PT), além dos ex-secretários municipais Francisco dos Santos (Funcaju) e Silvio Santos (Orçamento Participativo).
Tomaram posse 32 conselheiros titulares e suplentes que foram eleitos durante a VI Conferência Municipal de Saúde ocorrida no ano passado. O evento proporcionou aos representantes das comunidades informações sobre o que é ser conselheiro, qual seu papel, as leis que envolvem as atividades pertinentes à função. Os conselheiros vão desempenhar uma atividade não remunerada e permanecerão no cargo por dois anos.
A principal função dos componentes do conselho é transmitir à SMS – Secretaria Municipal Saúde – os anseios e necessidades das comunidades que representam. Além disso, eles participam ativamente dos problemas diários das unidades de saúde servindo como intermediadores entre a direção e os usuários do sistema de saúde pública.
Para o secretário Municipal de Saúde, Rogério Carvalho, o papel do conselheiro municipal de saúde é essencial para a gestão da unidade. ”A principal função dos componentes do conselho é transmitir à SMS os anseios e necessidades das comunidades que representam. Além disso, participam ativamente dos problemas diários das unidades de saúde servindo como intermediadores entre a direção e os moradores.
Mais do que fiscais, os conselheiros são sujeitos da administração da saúde pública de Aracaju”, reforça ao relatar ponto a ponto as principais atividades desenvolvidas pela Prefeitura de Aracaju para implementar uma nova política de saúde. “Sabemos que falta muito a ser feito para atendermos a demanda, mas estamos dando o primeiro passo”, diz.
O prefeito Marcelo Déda, mesmo com problemas de saúde, compareceu à solenidade e falou da importância da formação do Conselho. “É uma vitória da sociedade e da administração municipal. Tenho dito sempre e reafirmado que o nosso compromisso com a saúde no município é uma das principais prioridades da prefeitura. Temos convicções das dificuldades e de que precisamos melhorar muito. Mas Saúde é hoje um projeto de política pública em âmbito nacional e a situação hoje não é fácil, é complexa. O fundamental é que estamos procurando resolver os problemas. Vocês são os olhos e as mãos e, sobretudo, a esperança daqueles que acreditam na mudança da saúde pública não só em Aracaju e no Estado, mas também em todo o país,” concluiu.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.