[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, participou na noite de ontem da aula inaugural que oficializa o início do ano letivo dos mais de 1.100 jovens que já estão na sala de aula participando na capital sergipana do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem), desenvolvido pelo Governo Federal em parceria com as capitais brasileiras. A aula aconteceu no Iate Clube de Aracaju com as presenças do secretário nacional de Políticas Públicas para a Juventude, Beto Cury; da assessora de Articulação com os Municípios Integrantes do ProJovem, Gilva Guimarães; e dos mais de 2 mil alunos já inscritos para o programa em Aracaju.

Durante 12 meses, os alunos entre 18 e 24 anos que têm apenas a 4ª série primária vão estudar com professores e materiais didáticos especialmente preparados para concluir a 8a série e o ensino fundamental, aprenderão informática e uma nova língua (Inglês ou Espanhol), receberão cursos de capacitação profissional, apoio psicossocial e uma bolsa mensal de R$ 100. Para isso, estão articuladas ao governo federal em Aracaju as secretarias municipais de Educação (Semed), Assistência Social e Cidadania (Semasc) e a Fundação Municipal do Trabalho (Fundat).

“O ProJovem foi criado pelo presidente Lula para atender a uma parcela da população que não era lembrada pelos outros governos. Um programa como esse, que vai formar cidadãos para a vida, só poderia ter sido pensado por alguém como eles, que passou as dificuldades que eles passam hoje; um brasileiro que veio do povo, entende a sua dor e trabalha para encontrar as soluções”, disse o prefeito Marcelo Déda. “A política que hoje forma os cidadãos não é mais a da segurança pública, a da repressão, mas a de educar e oferecer aos jovens oportunidades reais de entrar no mundo do trabalho de forma digna e mais competitiva”, acrescentou.

Ao todo, os pouco mais de 100 educadores em Aracaju formarão pelo ProJovem na cidade aproximadamente 3 mil alunos. No Brasil, a meta é de que nos próximos dois meses 200 mil jovens estejam estudando e se qualificando regularmente pelo programa. Até agora, 83.500 já estão nas salas de aula de todo o país aprendendo não apenas a educação formal, mas tornando-se cidadãos capazes de intervir em suas comunidades de forma solidariedade, exercendo sua cidadania e mudando a realidade local.

Na capital sergipana, 20 escolas da rede municipal de ensino foram preparadas pela prefeitura para integrar o ProJovem e 29 bairros estão sendo atendidos, a exemplo do Lamarão, Santos Dumont e Santa Maria. A contrapartida dos alunos é a freqüência ao curso. “Quem não participar das atividades de forma regular perde a oportunidade e a bolsa de R$ 100. Não podemos manter alguém desinteressado na vaga de outro que quer aprender”, explicou o prefeito de Aracaju. “Não estamos querendo garantir o voto de ninguém, e sim oportunidades para que as pessoas evoluam e mudem de vida. E é exatamente por isso que as regras serão cumpridas”, avisou.

Segundo o secretário nacional de Políticas Públicas para a Juventude, Beto Cury, esta é a primeira vez que um governo federal dedica tanta atenção à juventude. “Os jovens antes eram entendidos apenas como aqueles que possuíam até 18 anos por causa do Estatuto da Criança de do Adolescente, e essa geração que estamos atendendo agora carecia de políticas direcionadas às suas necessidades”, avaliou. “Precisamos incorporar a juventude definitivamente às prioridades da nação se quisermos um país mais justo e desenvolvido”, alertou. A Secretaria Nacional de Políticas Públicas para a Juventude, vinculada à Secretaria Geral da Presidência da República foi criada há um ano pelo presidente Lula.

Participaram da aula inaugural o vice-prefeito Edvaldo Nogueira; o deputado estadual Francisco Gualberto; o reitor em exercício da UFS, Ângelo Antoniolli; os vereadores Conceição Vieira e Emmanuel Nascimento; os coordenadores locais do ProJovem; o vice-prefeito de Diadema (SP), Joel Fonseca Costa; os superintendentes em Sergipe da Caixa Econômica Federal (CEF), Gilberto Occhi, e do Banco do Nordeste (BNB), Saumíneo Nascimento, além de diversos secretários municipais e do grupo de Teatro Imbuaça, que fez uma apresentação divertida do programa para toda a platéia.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.