Prefeito lança projeto Cidadania Urbana para promover identificação dos logradouros da capital
O projeto também prevê a unificação e uniformização dos dados referentes aos logradouros, propondo a eliminação de um problema relativamente comum, sobretudo em bairros residenciais, de uma mesma rua ter várias denominações ou sinalizações precárias, dificultando sua identificação. Dentro das premissas do projeto, também está um trabalho de oficialização de nomes definitivos que será realizado em conjunto com a Câmara de Vereadores. Tudo isto com custo zero para os cofres municipais, uma vez que, na própria sinalização haverá espaços publicitários que serão negociados com a iniciativa privada.
Durante a solenidade, o prefeito assinou a ordem de serviço autorizando a empresa Metal Monte, vencedora da licitação, a iniciar a produção das novas placas padronizadas e que, inclusive, já contarão com o respectivo CEP do logradouro.
“Esta era uma antiga reivindicação da população e, sobretudo, de serviços como Correios, Samu e polícias, pois, para levarem correspondência ou atenderem a uma ocorrência, enfrentavam grandes dificuldades de localização em algumas regiões da cidade. Estamos retomando um serviço que não era realizado pela administração municipal, de forma intensiva, há mais de 15 anos”, revelou o prefeito Edvaldo Nogueira.
Segundo ele, a iniciativa também proporcionará um benefício importantíssimo para a atividade turística na capital, uma vez que será mais fácil para qualquer visitante se localizar na cidade. “Além de uma ação de reordenamento urbano e respeito aos cidadãos aracajuanos, a medida trará benefícios para todos os turistas que visitarem a cidade e, além de percorrerem os principais pontos de atração turística, terão facilidade em se locomover por toda a capital”, completou.
Conjuntos de Sinalização
Além das placas, que serão produzidas em chapa galvanizada e na cor azul (por orientação dos Correios), também serão instalados os conjuntos de sinalização, que consistem em pequenos postes metálicos contendo placas com a descriminação das vias em cada quadra ou quarteirão. “Isto facilitará a identificação por qualquer pessoa dos logradouros públicos nas zonas comerciais da cidade”, reforçou a arquiteta Vera Ferreira, responsável pelo projeto.
Pelas estimativas apresentadas, serão afixadas ao todo 8.640 placas e 2.000 conjuntos sinalizadores, sendo duas placas por quadra, nas áreas residenciais, e quatro conjuntos sinalizadores por quadra nas áreas comerciais. “Em cerca de 30 dias, nós iniciaremos a implementação da primeira etapa com 500 placas começando desde a entrada da cidade, nas imediações da rua Mariano Salmeron, passando por ruas do Centro e indo até as imediações da colina do Santo Antônio”, revelou o representante da empresa Metal Monte, Günther Dantas.
“Esta é mais uma ação que implementamos para beneficiar a qualidade de vida dos cidadãos aracajuanos, uma vez que a identificação correta dos logradouros em toda a cidade também é um elemento que fortalece a ligação dos cidadãos com Aracaju”, reforçou o prefeito Edvaldo Nogueira.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Prefeito lança projeto Cidadania Urbana para promover identificação dos logradouros da capital – Fotos: Lúcio Telles