[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O Centro de Referência da Assistência Social Terezinha Meira será a próxima Casa de Família, localizada no bairro Veneza, a ser inaugurada pelo prefeito Marcelo Déda. O Centro é mantido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) e sua reforma e ampliação, realizadas para adequá-lo ao novo padrão da política de assistência, serão inauguradas na próxima quinta-feira, dia 25, às 17h. Mas a nova realidade do Centro de Referência já proporciona mudanças consideráveis na comunidade daquele bairro. Ali são assistidas cerca de 200 famílias, incluindo idosos que atuam no grupo de convivência, além de crianças e adolescentes vulneráveis ao risco social.

Durante a semana, os idosos participam de variadas atividades como dinâmica de grupo com terapia corporal, terapia ocupacional e ainda recebem aulas de ginástica e educação física e participam de sessões de fisioterapia. “Depois que recebi esta assistência da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, minha saúde melhorou muito. Aqui eu me distraio e aí fiquei mais saudável”, comemora Noêmia Maria José do Nascimento Santos, 54.

Na semana passada, a vereadora Conceição Vieira, secretária de Assistência Social e Cidadania, visitou o Centro para acompanhar de perto o trabalho ali realizado para dar assistência aos idosos e às famílias de crianças e adolescentes. “Através deste trabalho a administração municipal abre novas perspectivas de mudanças na vida desta comunidade”, observa a secretária Conceição Vieira. “Que a comunidade compreenda a importância destes projetos que desenvolvemos nas Casas de Família porque a preocupação da administração municipal está voltada para um trabalho que traga dignidade e cidadania para todos os aracajuanos”.

Além de assistir aos idosos, a nova filosofia da política de assistência de Aracaju trouxe profundas transformações na vida da comunidade a partir da oferta de cursos profissionalizantes, dentro do programa específico de geração de renda voltado para atender as famílias de crianças e adolescentes assistidos pelos programas sociais desenvolvidos pela Semasc.

O Centro de Referência da Assistência Social oferece cursos de produção de alimentos, higiene e beleza, corte e costura, bordado e pintura. A oferta dos cursos depende muito da vocação da comunidade. “Como a comunidade aqui é muito pobre, estes cursos profissionalizantes abrem um leque imenso de oportunidades para que as pessoas possam produzir para ajudar na renda familiar”, observa a diretora geral do Centro, Susete Silva Fontes.

Apesar de estar matriculada recentemente no curso de produção de alimentos, Denise Santos Almeida, 38, já começa a enxergar novos horizontes. “Aqui estou aprendendo muita coisa e já percebo que tudo vai mudar na minha vida depois que eu concluir este curso”, comenta. “Aí eu vou abrir uma lanchonete bem grande”, planeja.

“A minha sobrevivência já está mudada e tudo isso aconteceu depois que comecei a participar deste curso”, observa Maria de Lourdes da Silva, 39, também matriculada no curso de produção de alimentos. “Depois eu vou trabalhar pra mim mesma, vou abrir meu próprio negócio”.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.