[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O prefeito em exercício, Edvaldo Nogueira, percorreu na manhã de hoje, dia 15, diversos bairros da capital, onde as chuvas que caíram nos últimos dois dias causaram maiores estragos. Pouco depois das 7 horas, ele, acompanhado dos presidentes da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, e da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Osvaldo Nascimento, visitou a região do Loteamento Liberdade II, próximo à divisa entre Aracaju e Nossa Senhora do Socorro. Lá, inúmeras famílias amanheceram ainda tentando salvar parte da mobília atingida pelas águas que transbordaram do canal.

Em cada local o prefeito em exercício tranqüilizou as pessoas, assegurando que o governo municipal não vai se omitir a socorrer as famílias. No bairro Soledade uma parada para uma visita à Escola Municipal Jaime Melo e uma visita a moradores. Já no Japãozinho, as chuvas derrubaram casas como a de dona Rita de Cássia dos Santos, que no momento dormia com seus três filhos menores. Para casos como esse, que estão sendo levantados pela equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social, Edvaldo Nogueira determinou que o socorro será imediato.

A equipe da prefeitura foi ainda à avenida Euclides Figueiredo. O cenário era o mesmo: pessoas tentando voltar a vida normal depois de verem muita água invadindo suas casas, seus estabelecimentos comerciais. No bairro Santos Dumont, um endereço chamou a atenção do prefeito em exercício: o Loteamento Tangará, onde numa encosta de um morro residem, precariamente, cerca de vinte famílias, dentre elas Damiana dos Santos, grávida de gêmeos e que já divide os dois cômodos do barraco com seus outros quatro filhos.

TRABALHO DE PREVENÇÃO – Edvaldo Nogueira disse que a situação foi atípica. Segundo o prefeito, a previsão de chuvas para todo o mês de janeiro era de 60 milímetros, mas somente nos últimos dois dias o Departamento de Meteorologia da Secretaria Estadual de Planejamento registrou chuvas que chegaram a 79 milímetros. Para ele, o trabalho de prevenção que a Prefeitura de Aracaju executou nesses últimos anos garantiu que o nível das águas baixasse logo depois que as chuvas pararam de cair. “Foi feito um trabalho de desentupimento de bocas de lobo, limpeza de canais e se iniciou uma operação tapa buraco”, disse.

O prefeito em exercício disse ainda que todos as secretarias e órgãos municipais foram colocados em regime de plantão. “Essa é uma preocupação prioritária da administração municipal”, sentenciou, ao informar que o prefeito Marcelo Déda, muito embora esteja de férias, está sendo informado a cada hora sobre a situação e as providências que estão sendo tomadas. Antes de encerrar a visita aos pontos da cidade mais atingidos pelas chuvas, Edvaldo Nogueira se solidarizou com os familiares de Rovando de Melo, 27 anos, que fora arrastado pelas águas na avenida Canal 1, região da Nova Liberdade, zona Norte de Aracaju.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.