[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]“Devemos nos empenhar para eliminar as restrições burocráticas que impedem que prefeituras saudáveis financeiramente realizem novos investimentos, já que estas restrições impossibilitam que os órgãos financiadores nacionais e internacionais repassem recursos para os municípios brasileiros”. Esta foi uma das principais afirmações do prefeito Marcelo Déda durante a inauguração da sede da Frente Nacional de Prefeitos (da qual é coordenador Geral), realizada ontem em Brasília – DF. Participaram da solenidade ministros de estado, parlamentares, governadores e prefeitos das diversas regiões do país.

Antes da solenidade de inauguração, o prefeito convidou o ministro das Cidades, Olívio Dutra, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres de Britto, e outras autoridades presentes, para conhecer as dependências da nova sede que estará permanentemente à disposição dos prefeitos brasileiros na capital federal.
O prefeito Marcelo Déda iniciou o seu pronunciamento enfatizando a grande importância daquele evento para os ideais do municipalismo brasileiro. “Nós tínhamos uma certa dificuldade para dar suporte aos prefeitos das capitais e grandes cidades brasileiras. Agora, com a nova sede, estaremos mais aparelhados para desempenhar com mais eficácia o seu papel de representação das capitais e grandes cidades brasileiras”.

PARTICIPAÇÃO
O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, que recebeu uma referência especial do prefeito Marcelo Déda pelo apoio prestado à FNP, também destacou a importância desta conquista que, segundo ele, se refletirá na construção de uma defesa mais sólida dos interesses do município e de uma relação regida por um respeito institucional cada vez maior com o governo Federal e com o Congresso Nacional.

Marcelo Déda afirmou, ainda, que a FNP seguirá as definições da Carta aprovada em Aracaju, durante a 44ª Reunião Geral da FNP, que estabeleceu uma série de ações orientadas para abordar as principais questões que permeiam as grandes cidades brasileiras, tais como: a regularização fundiária, a luta para rever a legislação dos terrenos de Marinha, além da busca da aplicação completa do Estatuto das Cidades e da ampliação do acesso ao crédito para as cidades brasileiras.

AUTORIDADE
O coordenador geral da FNP chamou a atenção para outra grave questão que aflige aos municípios que é a violência urbana. “Nós já estamos articulando a realização de um grande seminário junto com o governo federal, a Organização das Nações Unidas –ONU, dentre outros organismos, para examinar o fenômeno da violência urbana e discutir o papel dos municípios para a solução desta questão”, afirmou Déda.

Ainda de acordo com o prefeito, além da ação intensa em defesa dos interesses municipalistas, a FNP também pretende avalizar a atuação destacada de diversos prefeitos de capitais e grandes cidades, pois, “muitos deles se transformam praticamente na segunda autoridade de seus estados, pela representatividade de suas respectivas cidades”, disse. “Eles são interlocutores políticos qualificados especialmente para representar a voz urbana do Brasil. Portanto, é vital que contemos com uma sede aparelhada para dar suporte eficiente a este trabalho da FNP”, completou Déda. O endereço da nova sede da FNP em Brasília é SCRS 505, bloco C, lote 1.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.