Prefeito de Aracaju explica funcionamento do SAMU a prefeitos de outras cidades
Na oportunidade, Déda ofereceu o know-how já adquirido pelo serviço em Aracaju para que outras cidades interessadas em conhecer o modelo mais profundamente possam fazer intercâmbio entre os profissionais. Em 10 meses de funcionamento cerca de 26 mil pessoas já foram atendidas na capital e até mesmo fora dos limites dela.
“O SAMU já é parte da presença do sistema municipal de saúde não apenas para ser transportador de pacientes, mas para prestar atendimento eficaz e rápido a quem precisa, independente de classe social e condições financeiras”, frisou Marcelo Déda.
O prefeito Godofredo Pinto disse estar impressionado com a excelência do SAMU. “É realmente um serviço de muita qualidade. Apesar de ser um investimento caro, o retorno em saúde e tranqüilidade para o povo é muito gratificante” afirmou.
O atendimento médico prestado pelo SAMU vem sendo reconhecido com sucessivos prêmios e é considerado atualmente o melhor das Américas, título conquistado durante o Congresso Pan Americano e da Sociedade Brasileira de Trauma, em São Paulo.
“Temos hoje a migração da classe média para o nosso serviço com a justificativa de que somos mais eficientes, e isso nos deixa muito felizes”, disse satisfeito o diretor clínico do SAMU, Clóvis França.
Inovações
Clóvis França informou que sua equipe está desenvolvendo um projeto pioneiro para o atendimento nas ruas. “A idéia é acoplarmos micro-câmeras aos capacetes dos médicos para que aqueles que permanecerem na base de atendimento possam também auxiliar os colegas através do monitoramento de TV”, falou.
A Prefeitura de Aracaju está providenciando novos computadores para dinamizar o sistema de gerenciamento do SAMU e dois guardiões municipais já foram disponibilizados em todos os turnos para fazer a segurança da SMS – Secretaria Municipal de Saúde. “Eles também estão sendo treinados para fazer o atendimento básico de emergência caso seja necessário”, explicou Clóvis.
Parceria e concurso
O prefeito Marcelo Déda informou que a prefeitura está viabilizando a elaboração de um convênio com a Petrobras para a aquisição de um helicóptero de resgate. “Se a idéia for concretizada o helicóptero será utilizado tanto pela Petrobras como pelo SAMU, que disponibilizará seus profissionais”, afirmou. Ele disse ainda que existe a previsão de realizar um concurso para todas as carreiras de profissionais da saúde até o final de sua gestão.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Prefeito de Aracaju explica funcionamento do SAMU a prefeitos de outras cidades – Fotos: Márcio Dantas AAN