[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Na manhã desta quinta-feira, dia 16, o prefeito Marcelo Déda participou de uma reunião com os membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe, visando a definição do regimento interno para regularizar o seu funcionamento e, para a preparação da participação do encontro nacional que ocorrerá no final do mês em Florianópolis/SC, reunindo os 89 comitês de bacias do Brasil. A reunião aconteceu no mini-auditório da Seplantec, no bairro São José.
Também participaram da reunião como membros do comitê os vereadores Antônio Góis, Marcélio Bomfim, a secretária municipal de Planejamento , Lúcia Falcon, e o presidente da Funcaju – Fundação de Cultura, Turismo e Esporte, Lealdo Feitosa.
Além de representar o município de Aracaju, o prefeito Marcelo Déda foi eleito, por unanimidade, como presidente do comitê.
A secretária de Planejamento ressaltou a peculiaridade deste comitê, como sendo o primeiro de gestão de bacias hidrográficas em que membros dos governos estaduais, municipais, Poder Legislativo e Executivo, além da sociedade civil são organizados para gerenciar as águas do Rio Sergipe.
“Tudo o que disser respeito às águas do Rio Sergipe, é este comitê que dirá se aprova ou não. Ele tem a prerrogativa de liberar ou não um investimento como a construção de uma barragem, acionar os mecanismos para punir uma empresa que polua o rio, dentre outras atribuições, assumindo, digamos, o papel de guardião das águas da bacia do Rio Sergipe”, disse Lúcia Falcon.
Participam do comitê os usuários, grandes empresas, organizações não-governamentais de preservação ambiental e o poder público representado pelo executivo estadual, municipal e legislativo, sendo que dos 24 membros, 12 são representantes do poder público e 12 da sociedade civil.
Ao final dos trabalhos e com a aprovação prévia do regimento, ficou definida uma próxima reunião onde serão discutidas as propostas para a implantação de duas barragens no rio Poxim, e a localização do aterro sanitário da região metropolitana, mediante critérios técnicos.
O prefeito se comprometeu em enviar o corpo técnico que integra a administração municipal para oferecer todo o suporte necessário para se encontrar a melhor solução para estas questões, nesta próxima reunião prevista para o dia 05 de junho.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.