[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

No próximo dia 31 de dezembro será encerrado o prazo para os municípios informarem o registro de acompanhamento da condicionalidade de saúde do Programa Bolsa Família. No Brasil, até agora, das famílias beneficiadas, mais de 2 milhões estão acompanhadas (20,9%). Em Sergipe, são 35.819 famílias acompanhadas (20,2%).

Atualização

Os beneficiários do Bolsa Família precisam manter atualizado o cartão de vacinação das crianças, além de levá-las aos postos de saúde para medição e pesagem. As gestantes precisam fazer o pré-natal e as nutrizes são orientadas, durante as atividades educativas promovidas nos postos de saúde, sobre a importância da amamentação e de uma alimentação saudável. Para enviar os dados, os técnicos municipais devem consultar os seguintes endereços: http://sisvan.datasus.gov.br ou www.saude.gov.br/nutricao.

Condicionalidade

O acompanhamento das condicionalidades é fundamental para garantir o acesso aos serviços de saúde e educação. Ele permite identificar as famílias que apresentam dificuldades de acesso a esses serviços para que o município atue de forma a reverter essa situação. Além disso, o acompanhamento das condicionalidades compõe o Índice de Gestão Descentraliza (IGD), que garante repasses financeiros aos municípios para melhorar a gestão do Programa Bolsa Família. Assim, é fundamental que o município busque qualidade no acompanhamento, uma vez que as informações sobre as condicionalidades irão refletir no valor do repasse dos recursos do IGD.

Mais informações podem ser obtidas no sítio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.