Portal Observatório é inovação na oferta de dados socioeconômicos
Dotar a população e a comunidade acadêmica de dados socioeconômicos sergipanos. Com esse objetivo, o secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, Oliveira Júnior, lançou na manhã desta segunda-feira, 14, o Portal Observatório. Trata-se de uma ferramenta inovadora de divulgação de pesquisas elaboradas pelo Observatório de Sergipe, por meio da Superintendência de Estudos e Pesquisas (Supes).
Confira o áudio das declarações do secretário abaixo
Na ocasião, o secretário Oliveira Júnior apontou a preocupação de sua gestão em elaborar estratégias para melhor servir à população sergipana nos mais diversos âmbitos. “A Superintendência de Estudos e Pesquisas não é nova. Aliás, ela existia inclusive na antiga gestão da secretaria. O que apresentamos aqui hoje é o uso da tecnologia para oferecer estas informações sob uma nova roupagem ao público sergipano”, ressaltou o secretário.
E o portal foi a plataforma de comunicação escolhida porque, na visão de Oliveira Júnior, a web é um excelente meio para disseminar informações relevantes para diversos públicos. “Hoje, o estado que apresenta mais computadores por lares é Sergipe. Diante disso, resolvemos ousar oferecendo produtos de maior usabilidade através da inclusão digital”, revelou o secretário.
Os dados levantados pelo Observatório de Sergipe são a base para a elaboração de políticas públicas condizentes com a realidade do estado. “O método observatório usa técnicas multidisciplinares (economia, geografia, tecnologia da informação, cartografia e outros) na elaboração de suas pesquisas”, explicou Walter Uchoa, superintendente de Estudos e Pesquisas da Seplag.
Desta forma, o Portal Observatório organiza os dados que formam o resultado das pesquisas e produz informações de interesse de órgãos, da imprensa, da sociedade acadêmica e até de estudantes das redes públicas e privadas de ensino fundamental e médio.
Produtos
Durante o evento de lançamento do portal, os convidados puderam conhecer alguns dos produtos oferecidos pelo Observatório. Entre eles, estão as sínteses de informações estatísticas, Produto Interno Bruto (PIB) municipal e estadual, estimativas do PIB estadual, base cartográfica de Sergipe, bem como boletins mensais de conjuntura econômica, artigos e notas técnicas.
“Ao entrar no www.observatorio.se.gov.br, o usuário tem acesso aos 92 produtos que já foram produzidos pela equipe da Supes e até o final da semana chegaremos a mais de cem. E o portal foi desenvolvido especialmente para fornecer estas informações de forma acessível”, revelou Walter Uchoa, superintendente de Estudos e Pesquisas da Seplag.
Durante o lançamento do portal, os convidados receberam o Infobox Observatório de Sergipe, contendo DVDs com a Base Cartográfica do estado, Sergipe em Dados, PIB, Boletim de Informações Gerais e, já que a palavra da vez é inovação, também foram entregues óculos 3D anáglifo. Com eles, o usuário poderá visualizar os mapas da base cartográfica com maior qualidade de imagem e efeitos de realidade.
Participaram do lançamento do Portal Observatório o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Zeca da Silva; o subsecretário de Administração e Logística, Walter Pereira Lima; a representante da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), Nalile Bispo de Castro; o diretor-presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec), Ricardo de Santana, representantes do IBGE e jornalistas de diversos veículos da imprensa sergipana.
- Portal Observatório é inovação na oferta de dados socioeconômicos – O secretário de Estado de Planejamento
- Orçamento e Gestão
- Oliveira Júnior