[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Em função do incêndio ocorrido na caatinga que recobre a Serra do Cruzeiro, em Canindé do São Francisco, no último feriadão, acontecerá nesta quinta-feira, 25, na sede do município, a realização de palestra sobre “Queimadas e Incêndios Florestais: consequências e formas de prevenção e controle”. Ocorrerá às 19h, no Clube Social Altemar Dutra.

A palestra, que será assistida pelas populações dos municípios de Canindé e Poço Redondo, será ministrada pelo analista ambiental, especialista em incêndios florestais do Ibama/Prevfogo, Rodrigo de Morais Falleiro. Ainda durante o evento, o engenheiro da Chesf, Alex Loureiro, falará sobre queimadas e os prejuízos que elas provocam.

O evento contará com a participação do secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes. Preocupado com o incêndio ocorrido em 15 de novembro, o secretário entrou em contato com o Ibama e a Chesf para que numa união de esforços, os órgãos pudessem montar uma estratégia junto à comunidade local que venha a contribuir com a prevenção e controle do fogo florestal na região.

“A iniciativa visa sensibilizar as populações de ambos os municípios, Canindé e Poço Redondo, por meio de ações de Educação Ambiental, sobre a importância do combate e prevenção de incêndios florestais sem prejuízo para o meio ambiente”, explica Genival.

O secretário participará das palestras realizadas pelo Ibama e Chesf na companhia da superintendente em Biodiversidade e Florestas da Semarh, Valdineide Santana e do coordenador do Monumento Natural Grota do Angico, Jefferson Simanas. A iniciativa tem o apoio da Prefeitura de Canindé e da Rádio Xingó FM.

Curso

A realização da palestra culminará com o curso de Brigada de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, organizado pela superintendência de Biodiversidade e Floresta da Semarh. O curso de brigadista será realizado no período de 8 a 12 de dezembro na Grota do Angico, em Canindé do São Francisco.

Após capacitação, a unidade de conservação estadual contará com um grupo de voluntários, este será capaz de desenvolver em conjunto com a Semarh ações de prevenção, controle e combate aos focos de incêndios florestais que são de maior incidência nos períodos de estiagem.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.