[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Com um sorriso no rosto e um brilho no olhar, dona Mariana Alves, 72, ex-moradora de uma das palafitas da Coroa do Meio, vibra ao receber em sua nova casa no Largo Eleanor Roosevelt, a agente de saúde que cuida do seu bem-estar, Maria Auxiliadora Vieira Góis. A dona de casa, que reside com o neto Bruno da Silva Melo, de 4 anos, diz que “Dôra” – apelido da agente, não é apenas uma pessoa que acompanha seus problemas de saúde, mas também uma amiga que a escuta.

As visitas dos agentes de saúde do município são realizadas uma vez por semana no caso de hipertensão (problema de Mariana), diabetes e gravidez. Em outros casos, as visitas acontecem uma vez por mês. Esse trabalho é realizado em todos os bairros da capital e visa além do acompanhamento de saúde, levar um pouco de cidadania e comodidade para as pessoas.

Antes de mais nada, segundo Auxiliadora, em suas visitas o objetivo é escutar o cidadão. “Procuro conversar com as pessoas e realmente conversamos muito. Nós, agentes de saúde, escutamos o que elas têm a dizer, somos uma espécie de assistente social, escutamos seus problemas e procuramos resolver. Quando precisam de um médico ou de uma enfermeira, providenciamos a visita. A mesma coisa é feita com remédios: quando há necessidade, vamos buscar no posto e levamos até a pessoa”, destaca a agente.

Para dona Mariana, as visitas e a nova moradia a deixaram mais alegre. “O prefeito Déda fez uma caridade para gente. Quando morava na palafita perdi todos os meus documentos na maré, tudo era muito difícil para mim, pois tenho problemas na visão e para caminhar era arriscado. Quando chovia, alagava tudo”. Sobre as visitas de Auxiliadora, ela diz: “Gosto muito quando ela vem me visitar, pois quando estou doente ela marca as fichas para mim e eu não fico muito tempo no posto esperando. Só é chegar e ser atendida. Quando meu neto também está doente, é a agente de saúde quem cuida de tudo”.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.