[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Encantamento e muito aprendizado com a verdadeira aula ao ar livre sobre a história dos esportes, dada na manhã de ontem pelos integrantes do desfile cívico da rede municipal. Os 11 sub-temas resgataram desde a origem dos esportes, na Grécia, até as competições modernas e as lições de civismo, solidariedade e respeito ensinadas pelo esporte. Logo na abertura, o carro alegórico representando o paternhon trazia atores representando os deuses antigos, como Zeus, Apolo, Hera e Afrodite.

Estudantes da rede municipal desfilaram representando as primeiras lutas dos jogos olímpicos antigos ou clássicos, como o boxe, as corridas de quadriga, corridas a pé, salto em cumprimento e lançamento de dardo. A população conheceu a história dos principais atores formadores daquele período, a exemplodo soldado Feidípedes, que em 490 a.C. saiu correndo da cidade de Maratona até Atenas para anunciar a vitória dos gregos sobre os persas, dando origem, desta forma, à maratona.

Também souberam um pouco sobre o Imperador Teodósio, que por conta da intolerância religiosa pôs fim aos jogos olímpicos clássicos, em 395 d.C., alegando que os jogos, as procissões e as festas realizadas em homenagem aos deuses eram homenagens pagãs, o que não seria permitido, pois havia um único Deus. Somente no final do século XIX os jogos são reiniciados pelo francês Pierre de Fredi, o Barão de Coubertin, que implantou como principal lema dos jogos modernos: “O importante é competir”.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.