População discute temas de interesse da mulher em evento no Eccos Bugio
O Espaço de Cultura e Convivência Social (ECCOS), localizado no bairro Bugio e mantido pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seides), promoveu às 14h desta quarta, 28, o seu terceiro chá em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março.
O ECCOS prioriza a interação social, a cultura e o desenvolvimento da comunidade de baixa renda a partir de oficinas e atividades socioeducativas que envolvem temas como saúde, educação, trabalho e entretenimento, estimulando talentos artísticos e proporcionando o bem-estar social, a exemplo do trabalho com o grupo de idosos para engajá-los na abordagem de diversos temas.
“Este evento, voltado mais para os idosos, traz muitas atividades de lazer, conhecimentos e orientações para a comunidade”, ressalta a dona de casa Maurina Resende, que comparece a todos os encontros do ECCOS.
Durante o terceiro chá do ECCOS, foram abordados alguns temas que contemplam a mulher como a sua participação em esferas do poder, a Lei Maria da Penha (oriunda do enfrentamento à violência contra a mulher) e a importância da atuação da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres. O evento contou também com apresentações teatrais, exposição de mensagens, espaço para debates e sorteio de brindes.
Paula Regina Araújo comparece a todos os chás do ECCOS e dança quadrilha para os idosos há 10 anos como atividade recreativa. Ela destacou a contribuição deste evento para a mulher. “A informação passada aqui poderá influenciar bastante para que as mulheres possam buscar e lutar pelos seus direitos, além de conhecer mais pessoas que pensem assim”.
A coordenadora do ECCOS, Aldenice Pereira, faz um levantamento da realização de mais um encontro com a população local. “Trata-se de uma comunidade politizada. A gente faz o convite, as pessoas comparecem e interagem bastante com os palestrantes a partir de novas propostas temáticas para os debates”, disse.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- População discute temas de interesse da mulher em evento no Eccos Bugio – Fotos: Ascom/Inclusão