População destaca eficiência no sistema de coleta de lixo em Aracaju
O diretor-presidente da Emsurb, Osvaldo Nascimento, explica que o sistema de coleta de lixo foi dividido em três grupos, estabelecendo a melhor forma para recolhimento. “Aracaju possui três tipos de coleta de lixo, que são a coleta diária, a coleta alternada e a coleta especial. Desta forma, todos os bairros de Aracaju são providos de recolhimento de lixo”. Segundo Nascimento, a administração do prefeito Marcelo Déda priorizou a coleta de lixo na cidade e fez com que Aracaju se tornasse uma das capitais mais limpas do país, procurando também, através do serviço de limpeza, evitar a contaminação de mananciais e a proliferação de doenças.
De acordo com ele, a coleta diária é realizada em bairros cuja atividade comercial é mais intensa, como o Centro, São José, Siqueira Campos e Santo Antônio. Devido ao movimento nas ruas, o serviço é executado no período da noite, através de caminhões coletores, com o intuito de não prejudicar o trânsito.
A coleta alternada é realizada durante o dia e se caracteriza por efetuar o recolhimento do lixo às segundas, quartas e sextas, ou às terças, quintas e sábados através do caminhão coletor. “Essa coleta alternada é a que efetivamente realiza o recolhimento de lixo domiciliar, pois é efetuada em bairros e em conjuntos predominantemente residenciais, como é o caso do Mosqueiro, Augusto Franco ou Grageru”, explica.
Quanto à coleta especial, Osvaldo Nascimento explica que o serviço envolve as caixas coletoras disponibilizadas pela cidade, os contêineres de lixo, recolhimento de entulho com caçambas, limpeza em feiras livres e a coleta alternativa. “Essa coleta alternativa foi a solução encontrada pela Administração Municipal para contemplar localidades de difícil acesso onde os caminhões de lixo não têm condição de transitar. Assim, disponibilizamos meios para que o lixo seja recolhido”.
O diretor-presidente da Emsurb explica que a coleta alternativa funciona da seguinte forma: dependendo da condição de deslocamento que a equipe da prefeitura tenha ao local, uma carroça ou um veículo do tipo Toyota percorre as ruas da localidade e recolhe o lixo. Em seguida, esse lixo é transposto para um contêiner, instalado num ponto onde o caminhão coletor fará o recolhimento definitivo e encaminhará o lixo até o aterro controlado do bairro Santa Maria. “Esse processo adotado solucionou problemas como o de lixeiras clandestinas”, comenta.
Lixeiras clandestinas
Mas o diretor-presidente da Emsurb demonstra preocupação quanto à falta de consciência da população com relação ao descarte do lixo. “Nosso maior problema hoje são as lixeiras clandestinas; locais onde a própria comunidade deposita sacos de lixo, restos de construção, galhos de árvore e animais mortos. Mesmo tendo feito a limpeza num dia, no outro já percebemos acúmulo de lixo e isso não contribui para a conservação da limpeza”, lamenta, acrescentando que a cidade sofre com a grande quantidade de lixo produzida e a falta de consciência de muitos prejudica o trabalho realizado pela Administração Municipal.
De acordo com a gerente de Limpeza Urbana da Emsurb, Lígia Gomes, não adianta realizar esse tipo de trabalho se a população não colaborar. Para ela, a comunidade ainda está habituada a depositar lixo e restos de materiais de construção ou galhos de árvores em esquinas e terrenos baldios. “Isso traz prejuízo para a própria comunidade, pois além de se tornar fonte causadora de doenças dificulta o trabalho realizado pela prefeitura”, disse.
SISTEMA DE COLETA DE LIXO EM ARACAJU
COLETA DIÁRIA NOTURNA
ABRANGÊNCIA DA ÁREA
SÃO JOSÉ
CENTRO
SANTO ANTÔNIO – CENTRO (PARCIAL)
SUISSA – PAULO BARRETO – ÍNDIO PALENTIN
CIRURGIA – GETÚLIO VARGAS
SIQUEIRA CAMPOS – BAIRRO AMÉRICA (PARCIAL)
PRAIA 13 DE JULHO – SALGADO FILHO
LUZIA – CONJ. MOTORISTAS – CONJ. JESSÉ PINTO FREIRE – CONJ. ALVORADA
COLETA ALTERNADA DIURNA
SEGUNDA, QUARTA E SEXTA-FEIRA
ABRANGÊNCIA DA ÁREA
BUGIO
SANTOS DUMONT – CONJ. ALM. TAMANDARÉ – CONJ. PRINCESA ISABEL – COLETA ALTERNATIVA
18 DO FORTE
CONJ. JOSÉ CONRADO DE ARAÚJO – CONJ. D.PEDRO I e II – BAIRRO VENEZA
BAIRRO AMÉRICA – BAIRRO NOVO PARAÍSO – CONJ. TIRADENTES – CONJ. LOURIVAL BATISTA
AUGUSTO FRANCO ATÉ CANAL 4 – BOCA DO RIO – FAROLÂNDIA
MOSQUEIRO – AREIA BRANCA – MATAPOÃ
COROA DO MEIO
BAIRRO INDUSTRIAL – MANOEL PRETO – PORTO DANTAS
CIDADE NOVA – PALESTINA – JETIMANA – ALTO DO SANTO DUMONT
SÃO CARLOS – JARDIM CENTENÁRIO – MARIA DO CARMO II
SOLEDADE – CONJ. DO IPES – LAMARÃO – POUSADA VERDE – SANTOS DUMONT (PARCIAL)
COLETA ALTERNADA DIURNA
TERÇA, QUINTA-FEIRA E SÁBADO
ABRANGÊNCIA DA ÁREA
SOL NASCENTE – CONJ. J.K. – SANTA LÚCIA
ORLANDO DANTAS – D.I.A. – SÃO CONRADO OBS: DIA
LEITE NETO – JARDIM JUSSARA – INÁCIO BARBOSA – JARDIM ESPERANÇA – BEIRA RIO – PARQUE DOS COQUEIROS
MÉDICI I e II – CONJ. MONTAL – JARDIM BAIANO – PONTO NOVO (PARCIAL)
GRAGERU – CONJ. CIDADE DOS FUNCIONÁRIOS – TRAMANDAÍ – LOTEAMENTO GARCIA
TERRA DURA
AUGUSTO FRANCO – DO CANAL IV AO CANAL III
ATALAIA – CONJ. BEIRA MAR – JARDIM COSTA DO SOL – JARDIM GODOFREDO DINIZ – ARUANA
CASTELO BRANCO – COSTA E SILVA (PARCIAL) – BELA VISTA – CONJ. SESQUICENTENÁRIO
COLETA ESPECIAL DIÁRIA NOTURNA
ABRANGÊNCIA DA ÁREA
CAIXA – OUTROS
CALÇADÃO (CENTRO)
COLETA ESPECIAL DIÁRIA DIURNA
ABRANGÊNCIA DA ÁREA
CAIXA – ORLA
PONTOS DE LIXO – CENTRO – SUL – NORTE
FEIRAS LIVRES (QUINTA, SEXTA, SÁBADO E DOMINGO)
COLETA INTEGRADA DE BAIRROS (TOYOTA CARROÇA) ÁREAS DE DIFÍCIL ACESSO[/vc_column_text][/vc_column]
[vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- População destaca eficiência no sistema de coleta de lixo em Aracaju – Fotos: Márcio Dantas Agência Aracaju de Notícias