[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Um grande passo em prol da disseminação do trabalho executado pelos Pontos de Cultura em Sergipe foi dado na noite da última quarta-feira, 13, na Barra dos Coqueiros, com o lançamento do CD e DVD do Ponto de Cultura ‘Dançando com Arte – história, resgate e tradição do Reisado’, que integra o Centro Comunitário Sócio Cultural do município da Barra. As mídias foram uma iniciativa da Associação, e se tornaram realidade graças à verba destinada ao Ponto de Cultura.

O Centro Comunitário, que já existe há 36 anos, encontrou no ‘Pontos de Cultura’ uma maneira de produzir cultura em seu município através do Reisado, grupo que integrava a associação no passado, mas que foi dissolvido por falta de verba. A ideia do CD e do DVD surgiu este ano, como forma de disseminação do trabalho que é feito pela comunidade, e de divulgação da cultura sergipana.

O secretário interino da Cultura, Marcelo Rangel, marcou presença na solenidade e se mostrou orgulhoso e muito feliz. “Este é um trabalho que é feito com muita alegria, que envolve diversas pessoas, desde a Secult ao Centro Comunitário. Por isso, ver que o Ponto de Cultura está fazendo esta diferença na trajetória de vocês é extremamente gratificante. Agora, iremos juntos com vocês, espalhar este trabalho por Sergipe, e quiçá pelo Brasil, para que todos conheçam esta ação de cidadania, inclusão social e, principalmente, cultura, que é feita aqui na Barra”, destacou.

Para diretora do Ponto, Lanya Ribeiro, o lançamento das mídias é um grande passo que o grupo está dando, uma vez que é uma ação inovadora e que permite mostrar o trabalho de forma ímpar. “Estes CDs e DVDs são fruto de um ano de muita dedicação, onde o grupo trabalhou a história, a dança e a música no Reisado. É sem dúvida, mais um grande passo do nosso grupo de Reisado que se fortalece cada dia mais. Sentimos que agora estamos mais vivos do que nunca, pois agora temos um portfólio, pronto para captar apresentações, para quem sabe um dia, quando não tivermos mais a verba do Ponto, poderemos nos manter sozinhos”, explicou .

Cultura e cidadania

O Centro Comunitário existe há mais de 30 anos e atende uma média de 600 pessoas por mês. Além de desenvolverações culturais, o Centro desempenhava diversas atividades de inclusão social para a comunidade do município. Com a conquista do Ponto de Cultura e da verba de R$ 180 mil destinada a ele, foram atreladas as atividades do fazer cultural, em uma forma de consolidar ainda mais a cultura popular do Estado naquele município.

No grupo de Reisado, criado há pouco mais de um ano, 15 integrantes dançam e encantam pela alegria contagiante. Três homens e 12 mulheres constituem um dos mais originais folguedos folclóricos existentes no Brasil e retratam com muita animação as festas de Natal e de Reis.

“Antes eu não fazia nada. Vivia em casa tomando remédio e reclamando de dores no corpo. Hoje faço parte do grupo, não paro de dançar e as dores ficaram para as que não querem brincar como nós”, confessa a aposentada e dançarina do Reisado, Cícera dos Santos.

As 12 faixas do CD  abordam a temática do ciclo natalino e da festa de Reis e são entoadas pelos 15 integrantes. Já no DVD, depoimentos emocionados dos colaboradores, voluntários e dos próprios brincantes, completam a trilha, mostrando o quanto o grupo é importante na vida daquelas pessoas.

Pedro dos Santos, o ‘Mateus’ no Reisado, também está satisfeito com o lançamento do DVD e a consolidação do grupo. “Estou no grupo desde que foi formado e me sinto maravilhado com a ideia do DVD. Será uma ótima forma de apresentar nosso trabalho e encontrar mais parceiros, que trabalhem e se dediquem como nós nos dedicamos”, disse.

Para quem forma o Centro Comunitário e atua nos bastidores do Reisado da Barra, o sentimento é de pura felicidade. “O que está acontecendo aqui na Barra dos Coqueiros, com esse Centro Comunitário e o grupo de Reisado é uma coisa maravilhosa. Estamos resgatando um grupo que existiu a muitos anos, propondo atividades para essas pessoas que muitas vezes não tinham tempo ou disposição para se dedicar a uma atividade assim. Isso tudo é muito gratificante e com o CD e o DVD só deve melhorar ainda mais”, emociona-se Elis Gardênia.

Pontos de Cultura

Os Pontos de Cultura fazem parte de uma ação prioritária do Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura (MinC), adotado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que articula várias ações deste programa, através de iniciativas desenvolvidas pela sociedade civil, firmando convênios, por meio de seleção por editais públicos, onde os Pontos são responsáveis por articular e impulsionar as ações que já existem nas suas comunidades.

Em Sergipe existem 14 pontos de Cultura em atividade, que praticam a cultura e conhecimento nas comunidades dos mais variados municípios sergipanos. São eles: Associação Luz do Sol; Associação Abaô de arte-educação e cultura negra; Casa de Cultura Zabumbabus; Associação de incentivo à pesquisa e à cultura “Nossa Senhora dos enforcados”; Fundação Dom José Brandão de Castro; Sociedade em defesa dos moradores da invasão e palafitas da Coroa do Meio-Sul; Grupo Oxente de Teatro; Associação Comunitária Nossa Senhora do Patrocínio do Brejão; Grupo de Teatro Mamulengo de Cheiroso; Companhia de Teatro Cobras e Lagartos; Associação Comunitária Padre Nestor; Associação Filarmônica Lira Santana; Centro Comunitário Sócio-cultural de Barra dos Coqueiros e Clube das mães de Tomar do Geru.

Além destes, outros 15 projetos foram selecionados pelo ‘Pontos de Cultura’ e aguardam apenas a assinatura do convênio, que deverá ser firmado ainda este ano.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.