[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na sexta, dia 26, e sábado, dia 27, a cidade de Tobias Barreto receberá o Ponto de Cultura itinerante ‘Caixotes da Memória’, que dará início às suas atividades de teatro lambe-lambe.  A proposta inovadora promete envolver a comunidade do município, que até o domingo, 28, respira cultura com a realização do III TobiArte.

A iniciativa da ONG Oficina Alternativa é levar para os quatro cantos do estado um teatro em miniatura para contar as histórias de cada município. A construção de cada espetáculo e dos caixotes ocorrerá em parceria com as crianças e jovens da comunidade, que terão uma participação ativa no processo.

Segundo Marcelo Paz, um dos coordenadores do projeto, o ‘Caixotes da Memória’promoverá, durante os dois dias, oficinas de confecção dos caixotes com materiais alternativos e de audiovisual com a comunidade de Tobias Barreto. Em seguida, serão apresentados os resultados de cada oficina e um espetáculo sobre história da cidade.

“Como a nossa estreia ocorrerá durante o Tobiarte, um evento que enaltece as artes cênicas do nosso estado, nós montamos um espetáculo especial para a ocasião. Nas próximas edições, a criação de cada espetáculo será em parceria com a garotada que participar das oficinas. Esse é o nosso grande mote, criar as histórias juntos”, explica Paz.

Ainda de acordo com Marcelo, a proposta do teatro lambe-lambe é inovadora pelo formato que apresenta. Os espetáculos são encenados por bonecos em miniatura dentro de uma caixa de 50 x 50 cm para apenas um espectador e tem duração de dois a três minutos. A expectativa é de que a proposta venha a surpreender o seu público-alvo, que é formado basicamente por crianças e jovens.

“Nosso objetivo é que seja uma ação capaz de ser multiplicada pela garotada. A proposta é que seja uma brincadeira muito simples e divertida para eles”, destaca Marcelo. Depois de Tobias Barreto, o ‘Caixotes’ segue para Simão Dias, Poço Redondo, Barra dos Coqueiros, Nossa Senhora da Glória e Japaratuba.

Pontos

O ‘Caixotes da Memória’ é um dos 30 Pontos de Cultura que estão espalhados pelos oito territórios do Estado. A ação faz parte do Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura (MinC) desenvolvido em parceria com a Secretaria do Estado da Cultura.

Através de recursos oriundos dessa parceria, iniciativas e projetos culturais já desenvolvidos pela sociedade civil, são potencializados. As atividades desenvolvidas pelos Pontos de Cultura abrangem diversos setores como cultura popular, teatro, dança, capoeira, teatro e música.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.