[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A política de educação durante o governo de Graccho Cardoso que compreendeu o período entre 1922 a 1926 foi o tema da palestra proferida pelo professor e doutor em Educação, Jorge Carvalho do Nascimento, diretor-presidente da Empresa Pública de Serviços Gráficos de Sergipe (Segrase), na última quinta-feira, 18, no auditório do Palácio-Museu Olímpio Campos (PMOC).

O evento faz parte da programação do Palácio-Museu que mensalmente homenageia os ex-governadores do período republicano no mês que fariam ou fazem aniversário. A palestra foi aberta ao público e contou com a presença de estudantes de graduação e pós-graduação das universidades Federal de Sergipe e Tiradentes, representantes de entidades de classe, a exemplo da Associação Sergipana de Imprensa (ASI), servidores da Segrase e convidados.

Em sua palestra, Jorge Carvalho discorreu sobre o que foi o governo de Graccho Cardoso, principais circunstâncias que envolveram esse governo e  como Cardoso encaminhou o seu projeto de política educacional.

“Graccho Cardoso é um tema que eu já tratei muito como pesquisador de história e professor da Universidade Federal, onde já orientei monografias e também mestrados. Considero que conhecer o trabalho que foi realizado por ele é muito importante para quem quer conhecer a história de Sergipe. O seu projeto de política educacional efetivamente causou um grande impacto na vida social sergipana e até hoje o Estado ainda se beneficia daquelas transformações que ocorreram lá no início do século 20, no que diz respeito a compreensão do processo difícil , lento e longo que foi a construção  do sistema de ensino, principalmente no que diz respeito ao ensino superior”, explicou Jorge Carvalho.

Ao ter conhecimento da palestra, o advogado Alessandro Mendes foi ao evento acompanhado da namorada de Kátia Regina. Para ele, que também é pesquisador, o assunto tem toda relevância com os trabalhos que desenvolve na área de pesquisa cientifica.

“Com certeza Graccho Cardoso foi um dos maiores governantes aqui de Sergipe. A minha pesquisa também visa o assunto, pois é até 1930, uma vez que ele assumiu o governo em 1922. Considero interessante lembrar quais foram suas obras e, principalmente, o fato dele ter sido um governador muito voltado para a educação aqui no estado”, considerou Kátia Regina.

“Já participei de outras palestras apresentadas pelo professor Jorge Carvalho e sempre que tenho a oportunidade de conhecer a história da educação, pois trabalho com a história da educação e meu projeto de pesquisa envolve essa temática”, considera a mestranda em Educação, Miriane de Almeida.

Paralelo ao evento, foi aberta a exposição sobre a vida e obra do homenageado, com reproduções de fotos dele e de Aracaju na década de 20, bem como trechos de discursos proferidos por Graccho Cardoso.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.