[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Quarta-feira, 7 de Setembro. O Brasil festeja os 189 anos de sua independência em relação à corte portuguesa, e a Polícia Militar do Estado de Sergipe, como em todos os anos, abrilhanta a data com seu tradicional desfile na avenida Barão de Maruim, no Centro de Aracaju. Honra, vibração, sentimento de amor à Pátria. Essas são expressões da tropa quem marcam o desfile de 7 de Setembro e encantam as milhares de pessoas que hoje se concentram em toda extensão da avenida para aplaudir o desfile cívico-militar da capital.

Entre unidades e subunidades da Polícia Militar, atuantes na Grande Aracaju e municípios interioranos, o desfile teve início com a apresentação da Banda de Música da PMSE, sob a regência do major Antônio Emanuel Rocha. Sendo a mais antiga do estado, a banda da corporação completou 167 de existência e levou para a avenida 55 militares músicos, executando, dentre outros, os dobrados ‘1º Grupo Aviação Embarcada’, de autoria de Martílio Cardoso de Albuquerque, e ‘Os Quatro Tenentes’, de autoria do capitão José Machado dos Santos.

Durante o evento solene, a tropa da PM esteve comandada pelo tenente-coronel Lúcio Vasconcelos, comandante do 5º Batalhão de Polícia Comunitária (5º BPCom), acompanhado do major Rivelino, subcomandante do 1º Batalhão de Polícia Comunitária (1º BPCom). Os referidos oficiais vieram seguidos do Porta Símbolo e de uma representação do Estado Maior composta por seis oficiais da PMSE, grupamento que antecedeu o desfile da Guarda Bandeira, formada pelos tenentes Plínio Fabrício Santos de Souza e a tenente Gilmeire Santos, do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP). As Bandeiras Históricas Nacionais, conduzidas por doze aspirantes a oficial da PM, deram início ao desfile dos batalhões, companhias e destacamentos militares.

O 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPCom), comandado na ocasião pelo capitão Ildomário Santos Gomes, entrou na avenida com entusiasmo e já despertou o interesse no público presente. Criado em 1996, a unidade conta com 418 homens e é responsável pelo policiamento ostensivo dos bairros da zona sul da capital sergipana e dos municípios de São Cristóvão e Itaporanga D’Ajuda.

Dando continuidade ao desfile, marcharam pela avenida os policiais do Batalhão de Trânsito (BPTran), que engloba a Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran) e a Companhia de Polícia Rodoviária Estadual (CPRv). Responsáveis, respectivamente, pelo policiamento ostensivo de trânsito na área urbana e pelo policiamento ostensivo da malha rodoviária de Sergipe, a tropa da unidade de trânsito esteve ao comando do major Silvio César Aragão nesta manhã.

A Companhia de Polícia Fazendária (CPFaz) seguiu em marcha com sua tropa comandada, hoje, pela tenente Anne Cristiane dos Santos Bastos. Atualmente com efetivo de 155 homens, a CPFaz realizar a segurança nos postos de arrecadação da Secretaria de Estado da Fazenda em Sergipe, bem como em instalações da Secretaria, além de coibir a entrada e saída de infratores nas regiões fronteiriças de Sergipe, prevenir roubo de cargas, evasão de divisas e sonegação fiscal no Estado.

Vestida de branco, foi a vez da equipe do Hospital da Polícia Militar (HPM) desfilar na avenida. Ao comando do capitão Carlos Eduardo Santana Prudente, o destacamento do HPM é composto por médicos e dentistas, auxiliares e técnicos de enfermagem, radiologia, laboratório, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e assistentes sociais, responsáveis, no dia-a-dia por prestarem assistência hospitalar e ambulatorial aos servidores públicos estaduais militares, civis e dependentes e à clientela conveniada. Operacionais, sempre prontos para atender as demandas de segurança da população, os homens da Companhia de Polícia de Radiopatrulha (CPRp), em número de 50, entraram na avenida Barão de Maruim comandados pelo tenente Cleverton Santos Moura, subcomandante da tropa. A CPRp, uma das mais antigas subunidades da PM, conta com 190 militares é responsável pelo radiopatrulhamento motorizado na Grande Aracaju, especialmente em bairros onde há maior incidência de criminalidade.

Na sequência do desfile, os homens do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), com sua farda cor cinza rajada, armamentos e equipamentos de segurança, chamaram a atenção da população por ser uma das tropas de elite da PM, especializada em operações de alto risco. O Batalhão é comandado pelo major Carlos Rolemberg, que nesta manhã esteve à frente dos seus subordinados.

Após a apresentação do Choque, a avenida foi tomada por homens de preto, integrante do Comando de Operações Especiais (COE) da PMSE. Criada em 1996, a tropa que tem como missão principal a exclusividade no atendimento a ocorrências de alta complexidade com ou sem reféns. Vale ressaltar que a apresentação do COE atraiu a atenção dos presentes com a simulação de tiros (com festim), de pistola calibre .40 e fuzil 762, durante o percurso na avenida.

O Pelotão de Polícia Ambiental (PPAmb) desfilou ao comando do tenente Josenilton de Deus Alves, com rostos camuflados, e também teve sua passagem aplaudida. Um efetivo de 38 militares compõe o PPAmb, que também desenvolve trabalho de educação ambiental nas escolas através de palestras e exposições. Considerada uma tropa recente, o Pelotão Especial de Policiamento em Área de Caatinga (PEPAC) abrilhantou o desfile militar neste 7 de setembro. Com a missão principal de combater o roubo de gado, o tráfico de drogas e demais crimes em todo o sertão sergipano, o PEPAC foi criado em 2008, tem sede em Porto da Folha e conta hoje com um efetivo de 30 homens comandados pelo tenente Manoel Alves de Oliveira Santos, que também comandou a tropa durante o desfile.

Desfile das viaturas

Após o desfile da tropa a pé, a Polícia Militar levou para a avenida a frota motorizada da corporação, apresentando as viaturas utilizadas diariamente no combate à criminalidade no policiamento ostensivo da capital e do interior sergipano. O desfile teve à frente o tenente-coronel Robson Ornellas, comandante do Centro de Suprimento e Manutenção (CSM), seguido por viaturas do Comando do Policiamento Militar da Capital (CPMC) e unidades especializadas da PMSE.

Chamou a atenção a apresentação das 18 motocicletas da CPTran, utilizadas em operações de trânsito, atendimento a acidentes, rondas ostensivas táticas e de educação para o trânsito. Os militares procederam com manobras agressivas para abordagem e formação em linha e em cunha, comandados pelo capitão Fábio Luiz Silva Machado. O Grupamento Especial Tático de Motos (Getam) também desfilou exibindo uma pirâmide formada por quinze homens e duas motocicletas. Criado em 2009 para ser uma unidade de resposta rápida em ocorrências envolvendo motocicletas, o Getam é composto por 69 policiais militares com a missão de prevenir e reprimir delitos, fiscalizar o trânsito e escoltar dignitários. Neste 7 de setembro, a tropa teve à frente o tenente Fábio Pereira Lemos.

A Subunidade merece destaque pois, até o momento, tem a guarnição que mais apreendeu armas na PM durante 2011. A equipe do sargento Fagundes e dos soldados Albuquerque, Abraão e Pedro Cerqueira já apreendeu 13 armas de fogo só este ano.

Desfile montado

O Esquadrão de Polícia Montada (EPMon) agradou aos olhos de quem foi assistir ao desfile cívico-militar, levando para a avenida os Dragões da Independência. A cavalaria da PM apresentou ainda seu Pelotão de Controle de Distúrbios Civis, com evoluções de CDC que atraíram as atenções dos curiosos. A tropa esteve comanda pelo capitão Claudionor dos Santos Júnior, comandante do Esquadrão. A unidade conta com 102 policiais e um plantel de 88 equinos, empregados áreas rurais de difícil acesso, além de distúrbios civis e eventos rurais.

O EPMon também levou para a avenida a Escolinha de Equitação, formada por 10 alunos e instrutores, ao comando do tenente Miguel Fagundes da Costa Neto. A Escolinha de Equitação já foi premiada em competições de Sergipe e de outros estados e desenvolve um trabalho de iniciação à arte da equitação voltada para filhos de policiais militares.

Grupamento Tático Aéreo

Um dos momentos mais emocionantes do desfile foi a apresentação do Grupamento Tático Aéreo de Sergipe (GTA), que sobrevoou a avenida Barão de Maruim com três aeronaves, sendo dois helicópteros e um avião bimotor. Os helicópteros, pilotados pelo major PM Fernando Goes e o capitão BM Danilo, levaram as bandeiras do Brasil e de Sergipe. O avião esteve pilotado pelo comandante Jênisson. O GTA é comando pelo coronel PM Maurício da Cunha Iunes e conta atualmente com 21 servidores.

Autoridades presentes

O evento foi prestigiado por autoridades militares e civis, dentre elas o vice-governador do Estado, Jackson Barreto; o secretário de Estado da Segurança Pública, João Eloy; o comandante da Polícia Militar do Estado de Sergipe, coronel Aelson Resende Rocha; o subcomandante da PMSE, coronel Gerário dos Santos João; representantes do Estado Maior da PMSE e das Forças Armadas Brasileiras, além de secretários de Estado, senadores federais e deputados estaduais.

“É um orgulho muito grande estar presente no desfile de hoje, particularmente porque já desfilei em muitos anos ao longo da minha vida. É um dia maravilhoso, onde muitas pessoas saem de casa logo cedo para assistir à nossa tropa passando e isso é gratificante porque mostra que estamos atendendo aos anseios da sociedade”, destacou coronel Resende, que aproveitou a oportunidade para agradecer a presença de todos os policiais que abrilhantaram o desfile comemorativo de Independência do Brasil bem como à tropa responsável pelo policiamento ostensivo do evento.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.