[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Professores, pedagogos e estudantes da rede pública e privada participaram no último sábado, 9, do segundo módulo do curso ‘Museu uma extensão em sala de aula’. O curso, promovido pelo Palácio-Museu Olímpio Campos (PMOC) e ministrado por gestores da área e técnicos do PMOC, vai até maio, sempre aos sábados, e tem 50 participantes.

A especialista em educação básica do Colégio Estadual Doutor Carlos Firpo, a pedagoga Maria Isabel Pereira dos Anjos, está encantada com o curso. “É uma iniciativa maravilhosa que espero que não fique em apenas um turma, mas que outras sejam formadas”, disse. Para ela, o curso desmistifica a imagem pejorativa que algumas pessoas ainda têm de que ‘museu é lugar para guardar coisa velha’. “O curso derruba essa imagem e mostra que o museu é um espaço que guarda uma grande diversidade cultural onde o professor pode enriquecer o conteúdo ministrado em sala de aula, contando com as pessoas do museu, para ampliar o conhecimento dos alunos”, comentou.

O professor de História do Colégio Coroa do Meio, da rede privada de ensino, João Mozart de Oliveira Júnior, disse que o museu é um dos insumos pedagógicos que vem para ampliar o conhecimento do aluno. “O professor só precisa ter um cuidado muito grande em focar o assunto trabalhado em sala de aula com o que será mostrado e trabalhado no museu”, disse o professor que costuma usar a ferramenta em suas aulas.

O secretário-chefe da Casa Civil, Jorge Alberto, destacou que o curso visa promover a educação e apresentar aos professores uma ferramenta importante para enriquecer o conteúdo ministrado em sala de aula. “O curso motiva os professores a inserir os museus em seus conteúdos didáticos. Essa tem sido a estratégia do governador Marcelo Déda, a de promover e valorizar a educação”, disse Jorge Alberto.

Esse segundo módulo foi ministrado pela coordenadora do Departamento de Museologia da Universidade Federal de Sergipe, Elizabete de Castro Mendonça. O curso ‘Museu uma extensão da sala de aula’ é voltado para professores e pedagogos da rede pública e privada e estudantes de cursos da área da licenciatura e pedagogia. O objetivo é capacitá-los a trabalharem em sala de aula o conteúdo que foi adquirido pelos alunos durante as visitas aos museus. O curso é gratuito e realizado durante seis sábados das 8h às 13h. Ao final, os participantes recebem certificado com carga horária total de 30 horas.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.