[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), vem realizando um trabalho de manutenção e prevenção de limpeza dos canais da capital. Inicialmente, a Emsurb executou a limpeza dos canais do conjunto Santa Tereza, bairro Aeroporto, em seguida o Residencial Costa Nova (Aruana), depois foi o Loteamento Santa Clara, também na Aruana. Esta semana estão sendo realizados trabalhos no Residencial Costa do Sol, na Avenida Melício Machado.

A Emsurb realiza diariamente e durante todo o ano a manutenção dos canais da cidade. Através da limpeza manual, é feita a retirada de folhas secas, sacolas plásticas, materiais que ficam na superfície. Outra forma de limpeza é a mecanizada, que é executada pela Emsurb pelo menos uma vez ao ano, exceto em alguns casos, a cada três meses. A limpeza mecanizada (retirada de entulhos, lama, materiais pesados, entre outros) é realizada em conjunto com a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), no período do Verão.

De acordo com o assessor de comunicação da Emsurb, Helber Andrade, além da limpeza dos canais, é importante que a população colabore, não jogando entulho nas margens dos canais. “O trabalho que fazemos é para reduzir os impactos de uma forte chuva. Nosso objetivo é minimizar esses efeitos em situações de emergência, quando os canais estão limpos a água escoa em 20 minutos, caso contrário, esse tempo pode ser duas vezes maior”, informa.

Ainda segundo ele, Aracaju possui em torno de 36 km de canais. A Emsurb tem uma equipe de 13 agentes que trabalham de plantão, caso ocorram situações de emergência. “Em locais onde existe uma maior concentração populacional, muitas árvores e entulhos, existe uma necessidade maior de manutenção dos canais. Retiramos anualmente em média 15 mil metros3 de lixo dos canais”, acrescenta Helber.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.