[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Hoje, dia 19, teve prosseguimento o I Curso sobre Noções Básicas do Cooperativismo, realizado no bairro Lamarão pela estagiária de Serviço Social do Centro Comunitário Integrado Dr. Carlos Fernandes de Melo, Shirley Alessandra Amaral.
O curso começou ontem, 18, e prossegue até a próxima sexta-feira, 21.
No primeiro dia estiveram presentes os organizadores, coordenadores pedagógico e técnico e o coordenador do Peti – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil -, Anselmo Menezes. A palestra Autoconhecimento/auto-estima foi proferida pela psicóloga Analice Melo.
Com o tema, Cooperativa: mães trabalhando, filhos estudando, esse curso é destinado a formação de 50 mães que possuem seus filhos cadastrados no Peti na comunidade do Lamarão. “O objetivo principal é dar subsídios para que elas possam construir as fazes de uma cooperativa e a partir daí dar passos firmes”, disse a estagiária Shirley Amaral.
Hoje, além da palestra “Elementos fundamentais da sociedade capitalista”, proferida pela professora e doutora Maria Lúcia Machado, também teve apresentações culturais dos meninos do Peti, como o Reisado e Carimbó.
Para o coordenador do Peti, Anselmo Menezes, esse projeto é uma atitude louvável. “Pensar em organizar as mães do Peti para uma cooperativa foi uma atitude de grande valia, pois através da mesma elas vão encontrar emprego e renda. Mães estarão trabalhando enquanto seus filhos estarão na escola”, afirmou Anselmo.
“Esse é um projeto de auto-gestão onde as pessoas que foram excluídas do capitalismo procuram uma nova forma para se manter sem precisar de patrão. Onde lucro e prejuízo são divididos em partes iguais entre os membros da cooperativa. O cooperativismo é um modelo alternativo e democrático de organização, que procura mudar o capitalismo”, explicou Shirley Amaral.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.